A Alfabetização aos Seis Anos
Por: reguatura • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 546 Visualizações
Alfabetização aos seis anos.
De acordo com a nova lei, as escolas deverão se adequar para o ensino de nove anos. A intenção desta lei é organizar o sistema educacional brasileiro e alguns problemas existentes na educação do país, como por exemplo, a analfabetismo e a evasão escolar, esta proposta aumentará o tempo da criança na escola.
Essa criança precisa de uma proposta curricular que atenda a suas características, potencialidades e necessidades específicas. Acredita-se que com essa mudança a criança poderá ter mais contato com a alfabetização e o letramento que são primordiais na educação escolar.
Contudo, que essa nova lei e suas orientações trazem para a educação brasileira, vemos que a criança é o principal elemento deste processo, ela nos dará mostra do sucesso e erros cometidos nessa proposta. O acesso à escola de forma antecipada, o maior tempo acrescido no ensino fundamental são pontos muito positivos para a educação, desde que feita com empenho dos governos e dos membros da escola.
Algumas providências devem ser tomadas, para que o atendimento das crianças seja realmente eficaz, como o espaço físico, a formação de professores e gestores, o projeto e proposta pedagógica entre outros, sabendo que essa criança vem da educação infantil onde a estrutura do ambiente e o pedagógico são completamente diferentes do ensino fundamental que a receberão.
Uma das questões que entraram em debate com essa mudança é o currículo. Como, o quê, deque forma trabalhar com essas crianças de seis anos e como se dará a continuidade ao longo dos nove anos de ensino.
...