A Alfabetização e Letramento Através das Artes
Por: Pat Menezes • 7/9/2018 • Artigo • 1.370 Palavras (6 Páginas) • 552 Visualizações
FACULDADE SÃO LUIS
PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ATRAVÉS DAS ARTES
MÁRCIA TERESINHA FALEIRO JAQUES
Orientador:
GENERAL CÂMARA
2018
MÁRCIA TERESINHA FALEIRO JAQUES
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ATRAVÉS DAS ARTES
Trabalho de conclusão do curso de Alfabetização e letramento da Universidade São Luís do como requisito parcial para obtenção do título de Pós-Graduação.
Orientador: Prof.:
GENERAL CÂMARA
2018
RESUMO
Mesmo quando ainda não sabíamos a ler e escrever como maneira de comunicar – se e entender as relações sociais que desenvolvemos através da educação nossos antepassados já usavam maneiras mais simples de efetivar a comunicação e concretizar suas relações culturais. Nossos primórdios através das artes desenvolveram maneiras de registrar e comunicar, utilizando gestos, cores, sons, pinturas para dar sentido a ação. Na escola, um espaço caracterizado por promover a aprendizagem, assim, quando iniciamos o processo de alfabetização e letramento é para darmos sentido ao que lemos projetando a imagem ao seu significado, entrelaçando o conhecimento a uma rede socioemocional, cognitiva e conceitual. Então entendemos que aprendizagem é constituída pelos sentidos e a arte proporciona o desenvolvimento das experiências sensoriais fazendo com que a criança conecte – se ao mundo. Portanto este artigo pretende demonstrar a importância da arte no processo de alfabetização e letramento.
PALAVRAS CHAVES: Alfabetização. Letramento. Aprendizagem. Arte.
1 INTRODUÇÃO
Antes mesmo de ter conhecimento da escrita e da leitura o homem já se comunicava e interpretou o mundo que o rodeava pelas linguagens da arte. A pintura e o desenho eram as suas principais maneiras de comunicar - se. Demonstrando a função fundamental que a arte desempenha na vida.
Barbosa (2001, p. 27) entende que:
[...] é tão óbvia a importância da arte na vida e, portanto, em qualquer forma de institucionalização da vida, como a escola, que fico tentada a dizer apenas: Se a arte não fosse importante não existiria desde o tempo das cavernas, resistindo a todas as tentativas de menosprezo.
Comumente encontramos nas salas o alfabeto relacionado a imagens remetendo a sua letra correspondente, constatando assim a necessidade da arte como estimulo a inteligência sensorial e estética como também para desenvolver suas habilidades motoras, a aquisição intelecto cognitiva para facilitar a alfabetização. Frequentemente pensa – se em linguagem oral e escrita, assim esquecemos as outras formas de comunicar, compreender e construir conhecimento.
A utilização das expressões artísticas no ambiente escolar propicia o acesso e ao desenvolvimento cultural, mas alarga o poder da imaginação, de empatia, da autoconfiança, da criticidade, da inclusão e da sociabilidade. Entende-se que então que a arte e suas linguagens são fundamentais nos processos de aprendizagem e de socialização.
Entende - se então a importância de alfabetizar utilizando as artes para oportunizar condições aos alunos de aproveitar o conhecimento em contextos sociais diversificados, uma vez que o ato de alfabetizar é uma condição humanizadora, onde a alfabetização e o letramento adquirem significados e utilidades que dará sentido ao mundo da criança.
2. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E SUA INTERRELAÇÃO
A alfabetização refere – se a aquisição da escrita ao mesmo tempo que desenvolve a aprendizagem para a leitura e as práticas de linguagem. Essa aprendizagem é construída através da perspectiva usada pelo professor para intermediar os conceitos e a pratica para efetiva a aprendizagem.
O professor primariamente tem o papel de ensinar ler e escrever, porém o letramento conduz a uma nova perspectiva que o aluno não deve saber somente ler e escrever, mas que compreenda socialmente sua função como cidadão letrado.
Como exemplifica Soares (1998, p. 40) que, “o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita”. Nesse sentido, um indivíduo alfabetizado não é necessariamente letrado. O letramento significa ir além, e pensando assim, focamos nossa pesquisa na perspectiva do conhecimento dos professores acerca de “alfabetizar letrando”, ou seja, “ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais de leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado” (SOARES, 1998, p. 47).
O letramento e a alfabetização são processos indissociáveis de construção da aprendizagem e também de um ser social e interdependentes de forma que um depende do outro para acontecer.
Segundo Smith (1999) as crianças aprendem sobre leitura e escrita aprendendo os usos da linguagem escrita, dessa forma, o mundo letrado contribui para o processo de alfabetização, e ainda afirma Ferreiro (2005. p16) “a criança que esteve em contato com leitores antes de entrar na escola aprenderá mais facilmente a escrever e ler do que aquelas crianças que não tiverem contato com leitores”. Cabe destacar que de acordo com Melo, Rocha e Campos (2010) “alfabetização e letramento mantêm suas especificidades, sem sobreporem-se um ao outro, numa relação dialógica”.
3 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ATRAVÉS DAS ARTES
Acerca do papel fundamental do lúdico na vida da criança e no processo de alfabetização Ferraz e Fusari (1999, p. 84) evidenciam:
As atividades lúdicas são também indispensáveis à criança para a apreensão dos conhecimentos artísticos e estéticos, pois possibilitam o exercício e o desenvolvimento da percepção, da imaginação, das fantasias e de sentimentos. O brincar nas aulas de arte pode ser uma maneira prazerosa de a criança experienciar novas situações e ajudá-la a compreender e assimilar mais facilmente o mundo cultural e estético.
...