A Alimentação Saudável, Criança Feliz
Por: Jaqueline Quinot • 21/4/2024 • Projeto de pesquisa • 752 Palavras (4 Páginas) • 51 Visualizações
1º) Título:
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, CRIANÇA FELIZ.
2º) Temática e Identificação do projeto:
A partir de conversa com a nutricionista e averiguação dos índices de sobrepeso e obesidade infantil do município e observação da alimentação dos alunos do 2ºano A, verificou-se a importância de desenvolver o projeto “Alimentação saudável, criança feliz” a partir do qual serão desenvolvidas as temáticas “Educação alimentar saudável” e “Como deve ser a alimentação para ser saudável”.
3º) Problema (a pergunta para a qual buscarão as respostas):
Todos os alimentos que consumimos no dia a dia são saudáveis?
4º) Objetivos:
Refletir sobre os seus hábitos alimentares e as consequências dos mesmos na sua vida;
Compreender a importância da prática de uma boa alimentação;
Saber fazer boas trocas alimentares e compreender a sua importância;
Entender a importância de cada alimento e seus benefícios à saúde.
5º) Justificativa:
O desenvolvimento desse projeto foi pensado a partir dos dados de sobrepeso infantil municipal apresentados em reunião pedagógica pela nutricionista, bem como da observação da alimentação das crianças na escola, em especial a turma do 2ºano A. Percebe-se uma disparidade entre os alunos, havendo tanto alunos que excedem na alimentação, comendo porções maiores do que sua necessidade diária, como alunos que apresentam dificuldade em se alimentar e rejeitam uma variedade enorme de alimentos.
Como a escola é de período integral acaba sendo a responsável pelas principais refeições diárias dos alunos, tornando-se assim fundamental que eles tenham conhecimento da importância de se alimentar bem, e permitam-se experimentar alimentos diversos.
Dessa forma, temos como objetivo principal permitir que os alunos, juntamente com seus familiares, reflitam sobre seus hábitos alimentares e das consequências que eles têm na sua saúde, compreendendo a importância da alimentação saudável e de boas escolhas.
6º) Referencial Teórico:
A escola é o lugar ideal para desenvolver além do aprendizado pedagógico, ações à saúde e uma alimentação saudável. Enquanto espaço educativo tem o dever de orientar os alunos para a busca de uma melhor qualidade de vida, adotando estratégias para estimular a participação em jogos e atividades físicas, despertar a consciência de uma vida mais saudável, contribuir para a promoção da saúde de forma atraente e educativa.
Segundo a Lei número 11.947, de 16 de junho de 2009, do Programa Dinheiro Direto na Escola são diretrizes da alimentação escolar: “I - o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica; II - a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida,
...