A Atividade Avaliativa
Por: Patrick Capistrano • 23/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.305 Palavras (6 Páginas) • 112 Visualizações
Nome | Patrick Luciani Ribeiro Capistrano | RGM | 33756708 |
Curso | Pedagogia | POLO | Cidade Nova |
PRÁTICA DE ENSINO - ATIVIDADE REFLEXIVA: UNIDADE I
Importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.
Há uma responsabilidade intrínseca sobre aqueles que se propõe tornarem-se educadores, mais especificamente na educação infantil, que é o ponto de partida das diversas etapas do processo educacional, ainda que a terminologia utilizada para este profissional, isto é, educador infantil, esteja sob determinada polêmica quanto a real função deste professor, coisa que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação esclarece:
Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:
I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;
II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia [...]. (BRASIL, 1996).
Desta forma, dada sua formação acadêmica em áreas pedagógicas como requisito fundamentalmente ligado ao exercício da sua profissão, não sendo possível de se deixar de considerar a importância que o tal exercerá enquanto mediador no processo de ensino/aprendizagem infantil, ação que o futuro educador construirá mediante experiencias pautadas na mescla entre teoria e prática, viabilizado pelo ambiente escolar, como bem direciona as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia (2006).
Art. 2º As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos (BRASIL, 2006).
Em primeira análise, o estágio supervisionado na educação infantil se visa inserir o futuro educador no mundo lúdico das crianças, momento este pelo qual todos os seres humanos em condições normais passam, possibilitando ao professor/mediador aflorar experiências já vividas em sua infância e aplica-las às novas, ainda que em momentos e épocas distintas, porém, com aspectos próprios da infância que se repetem geração após geração, de acordo com (FARIAS et al., 2009).
Somos sujeitos com capacidade de criar e recriar nosso modo de estar no mundo e nele intervir, ou seja, sujeitos de praxis. Nesse sentido, o professor, como qualquer outro ser humano, se produz por meio das relações que estabelece com o mundo físico e social. É pela ação interativa com as dimensões materiais e simbólicas da realidade social em que se encontra inserido, pelas experiências individuais e coletivas tecidas no mundo vivido, que o professor intervém de modo criativo e auto criativo em sua relação com os outros e com o universo do trabalho. (FARIAS et al., 2009, p. 57-58).
Nesse sentido, o desenvolvendo da experiência educacional do futuro pedagogo está vinculada ao condicionamento do conhecimento teórico à prática, conforme orienta as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia:
Art. 3º O estudante de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética (BRASIL, 2006).
Assim, o estágio supervisionado tende a se tornar uma experiência que possibilitará ao futuro educador desenvolver novas metodologias de ensino, quando este é sensivelmente capaz à compreensão da visão de mundo do infantil, enriquecendo-se sobremaneira quanto ao ambiente escolar e suas peculiaridades, bem como solidificar sua base pedagógica e aprimorar suas habilidades enquanto profissional em formação, conforme França, 2005:
O aluno estagiário precisa viver a escola em toda a sua amplitude, agora não mais como aluno, mas sim, direcionando seu olhar como futuro professor para que possa compreender e situar-se nesse contexto educativo de forma a demonstrar competência profissional e compromisso ético para com a sua futura profissão (FRANÇA, 2005, p. 03).
Para tanto, é esperado do professor em formação comprometimento com a causa educacional, observando atentamente o processo escolar, o trabalho em equipe articulado com todos os agentes envolvidos no contexto institucional, desenvolvendo habilidades didático/pedagógicas e atitudes fundamentais relacionadas à ética de mediação e solução de conflitos, enquanto se estabelece como um profissional qualificado, cuja identidade de professor de educação infantil e demais níveis de ensino estará alicerçada, de acordo com Libâneo, 2001).
O coordenador pedagógico responde pela viabilização, integração e articulação, do trabalho pedagógico-didático em ligação direta com os professores, em função da qualidade do ensino. A coordenação pedagógica tem como principal atribuição a assistência pedagógico-didática aos professores, para se chegar a uma situação ideal de qualidade de ensino (considerando o ideal e o possível), auxiliando-os a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem adequadas às necessidades educacionais dos alunos. (LIBÂNEO, 2001, p. 183).
...