A Avaliação Discursiva
Por: Thais-Chris • 4/10/2018 • Ensaio • 335 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
O estágio sensório motor ocorre dos 12 aos 24 meses e esse estágio é caracterizado pelo movimento, que surge como uma das principais maneiras de comunicação, pois através dele, o bebê interage com o mundo exterior, coisas e pessoas. Seu corpo e o movimento é fundamental na sua exploração do mundo.
Nessa fase o bebê transmite suas sensações através da emoção e é esse o canal que dá sentido a relação com adultos, pois nessa fase a criança ainda não assimilou completamente o mundo ao seu redor.
O estágio personalístico ocorre dos 3 anos aos 6 anos, e nessa fase o desenvolvimento motor se une ao ato mental, para construção da personalidade. Nesse estágio a inteligência se manifesta pela motricidade e pela afetividade. A criança transforma o espaço conforme seus interesses, desejos e fantasia.
Um outro fator importante é que o responsável auxilie na determinação de regular a si mesmo para que a socialização ocorra corretamente. Ocorre também a falta de diferenciar o “eu”, que é o fato em que a criança se refere a sua pessoa, a maior parte das vezes pelo próprio nome, na terceira pessoa...
As atividades pedagógicas que são realizadas em sala, são muito importantes para o desenvolvimento psicológico e motor dos alunos, que se associam ao prazer e lazer, além de certamente fortalecer os vínculos existentes dentro da sala de aula. Mas o educador deve ter em mente que é preciso incluir importantes ferramentas pedagógicas, as quais devem apresentar um objetivo específico para que o aprendizado seja efetivo.
O jogo como recurso pedagógico agrega dimensões da personalidade afetiva, motora, e cognitiva. O jogo aciona a camada motora e cognitiva, conforme gera envolvimento emocional apela para a parte afetiva.
Assim, é indispensável que os educadores incentivem as brincadeiras e os jogos, para que se inicie o processo de construção de bons valores e desenvolvimento intelectual das crianças, como exemplo jogos em que não há um ganhador, ou jogos que tem seu objetivo cumprido por todos jogando, etc.
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