A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO
Por: marcosdejnove • 1/4/2018 • Artigo • 507 Palavras (3 Páginas) • 2.735 Visualizações
- A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO ( CAPÍTULO 2 ).
EXPLICAÇÃO : E UM PROCESSO PELO QUAL AS PESSOAS PASSAM AO LONGO DE SUAS VIDAS E QUE LHE CONFERE DIFERENTES NIVEIS DE COMPREENSAO DA ARTE ATRAVES DA PRODUCAO OU DA APRECIAÇÃO
E A MANEIRA COMO A PESSOA ENXERGA E COMPREENDE A OBRA E UM PROCESSO POR MEIO DO QUAL A COMPREENSAO QUE OS SUJEITOS TEM DA ARTE VAI SE TORNANDO CADA VEZ MAIS ESTRUTURADA E COMPLEXA EM FUNÇÃO DA QUALIDADE DE SUAS EXPERIENCIAS COM A ARTE
- APRESENTAÇÃO:
- AUTORA MARIA HELENA WAGNER ROSSI
- CONJUNTO DE IDEIAS POR ABIGAIL HOUSENI E MICHAEL PARSONS
I
ESTE CAPITULO MOSTRA COMO AS CRIANÇAS INTERPRETAM DIFERENTES TIPOS DE IMAGENS E RESULTADO DE UMA PESQUISA DA AUTORA MARIA HELENA WAGNER ROSSI NO QUAL E APRESENTADO UM CONJUNTO DE IDEIAS ABORDADAS POR ABIGAIL HOUSENI UMA PSICOLOGA AMERICANA JUNTAMENTE COM MICHAEL PARSONS PROFESSOR DE ARTE RESPONSAVEIS POR DIVERSAS PESQUISAS A RESPEITO DA COMPREENSAO DO DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO
DURANTE SUAS PESQUISAS CONSEGUIU CONCLUIR APÓS OBSERVAR DUZENTAS PESSOAS E CHEGOU A SEGUINTE CONCLUSAO QUE EXISTEM 5 TIPOS DE LEITORES E CLASSIFICOU EM 5 ESTAGIOS
ETAPAS ESPECIFICAS DO DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO
ESTAGIOS
- CLASSIFICAÇAO DOS ESTAGIOS PROPOSTO POR ABIGAIL HOUSEM:
PRIMEIRO ESTAGIO : ( DESCRITIVO, NARRATIVO)
SEGUNDO ESTAGIO : ( CONSTRUTIVO )
TERCEIRO ESTAGIO : ( CLASSIFICATIVO)
QUARTO ESTAGIO : ( INTERPRETATIVO )
QUINTO ESTAGIO : ( RE- CRIATIVO )
- PRIMEIRO ESTAGIO : ( DESCRITIVO, NARRATIVO )
- POUCO HABITUADOS COM A ARTE
EXPLICAÇÃO: REFERE SE A PESSOAS AS QUE AINDA NÃO TIVERAO MUITO CONTATO COM A ARTE ELES SÃO ATRAIDOS PELOS TEMAS DA OBRA MANIFESTAM INTERESSES PELOS DETALHES FICAM ENCANTADOS PELAS CORES E FORMAS.
NESTE ESTAGIO E COMUM AO OBSERVAREM A OBRA CRIAR UMA HISTORIA OSCILANDO AS VEZES ENTRE SER UM OBSERVADOR OU PARTICIPANTE OU SEJA PARA ESSE TIPO DE LEITOR A OBRA TEM VIDA PROPRIA ELE SE PROJETA PARA DENTRO DELA E COMUM RELACIONAR ALGUM DETALHE VISTO DA OBRA COM EXPERIENCIAS DO PASSADO MUITAS DESSAS HISTORIAS TEM COMO PONTO DE PARTIDA A OBRA MAS A CABAM SEGUINDO CAMINHOS DIFERENTES OU COMPLETAMENTE DISTANTES DA IMAGEM
- LEITURA EGOCÊNTRICA
EXPLICAÇÃO : POIS O LEITOR CONSIDERA APENAS SEU PONTO DE VISTA OU SEJA SE GOSTAM DE UM QUADRO ELE E BOM SE NÃO GOSTAM ELE E RUIM NÃO DISTINGUEM ASPECTOS ESTETICAMENTES RELEVANTES E IRRELEVANTES POR EXEMPLO UM QUADRO SO E BOM SE SE RETRATAR ALGO QUE EU GOSTE
NESTE ESTAGIO NÃO HÁ CONCIENCIA DE QUE OUTRAS PESSOAS PODEM TER OUTRA OPNIAO SOBRE A ARTE, POIS ESSES SUJEITOS COMPREENDEM APENAS A SUA PROPRIA EXPERIÊNCIA
- NÃO A ENVOLVIMENTO EMOCIONAL
AQUI O LEITOR NORMALMENTE OLHA A IMAGEM RAPIDO E SUPERFICIALMENTE DEVIDO A NÃO FAMILIRIDADE COM OS TRABALHOS DE ARTE ONDE NÃO HÁ SURGIMENTO DE UM ENVOLVIMENTO EMOCIONAL ENTRE OBRA E LEITOR E POR ISSO NÃO FALA COM MUITO ENTUSIASMO SOBRE O QUE ESTA VENDO
...