A CONCEPÇÕES DE ESTAGIO PIMENTA
Por: kellyrafaelOO • 8/11/2017 • Dissertação • 572 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
Concepções de estágio, por Selma Garrido Pimenta
A práxis na educação produz uma cultura humanizada, onde satisfaz as necessidades humanas com base em objetivos e projetos, também nessa mesma atividade prática o sujeito se recria e se transforma a si mesmo. Segundo Pimenta a atividade docente é práxis, a relação entre a teoria e a prática abrange a didática em sala de aula. É importante compreender e analisar a sociedade para proporcionar sua transformação. A práxis transformadora ocorre por meio das ações desenvolvidas pelo professor desenvolvendo seu conhecimento científico e crítico.
Pimenta não concorda com um formato de estágio pautado na imitação de modelos, acredita que o estagiário deve compreender a realidade social de uma escola, vivenciando uma observação onde possa relatar o que o professor faz em sala mais também interagir com as crianças, deve questionar, pesquisar e desenvolver atividades para assim ter um estágio com melhor resultado.
A docência se aprende pela prática, iniciando a partir da observação, imitação, reprodução e sempre que necessário a reelaboração dos modelos existentes na prática. A prática como observação de modelos consiste na observação do professor em ação para posterior regência na sala de aula. É necessário valorizarmos nossa formação intelectual e irmos além, jamais devemos nos privar aos modelos observados em sala. É necessário inovar e ir além do que aprendemos na sala de estágio, entendendo a realidade da sociedade e buscando novos saberes.
Quando imitamos o necessário observamos o importante podemos reproduzir cada vez melhor. Jamais devemos esquecer a importância de pesquisarmos, sermos humildes para então criar a nossa identidade na maneira de educar. O objetivo do estágio é presenciar a realidade em que iremos atuar. Devemos absorver tudo que for produtivo para então reproduzirmos de maneira satisfatória. O estágio atividade curricular é atividade teórica de conhecer, fundamentar, dialogar e intervir na realidade, obtendo o objetivo da prátis que se dá no trabalho docente do contexto da sala de aula, da escola, na compreensão de ensino e da sociedade.
Pimenta propõe o estágio como pesquisa e a pesquisa no estágio, onde, o professor orientador e estagiário pode ensaiar outra postura de problematizar o contexto encontrado na prática do estágio, onde a escola que era espaço para imitação se torna um locar propício para o desenvolvimento e produção de conhecimento. Praticar a pesquisa faz com que possamos adquirir características próprias nos tornando mais reflexivos.
A pesquisa no estágio é um método de formação do estagiário como futuro professor, onde permite ampliar e analisar os contextos onde ocorrem os estágios. Permite ao estagiário desenvolver uma postura e habilidade para pesquisar e então elaborar projetos, tornando mais fácil compreender e resolver situações, ela pode ser também uma possibilidade de formação e desenvolvimento dos professores da escola na relação com os estagiários.
O objetivo do estágio deve ir além de reproduzirmos as práticas observadas, devemos analisar e construir nosso próprio perfil profissional, a imitação de praticas não contribuem nem inovam nosso perfil profissional. Devemos entender o real objetivo do estágio, a práxis auxilia para transformar a realidade, enriquecendo o estágio, tornando maiores as chances de contribuirmos na realidade em que vivemos. É de grande importância nos tornamos educadores inovadores para então atuarmos numa nova perspectiva e não apenas sermos imitadores de práticas. As concepções de estágio segundo as visões de Selma Garrido são de grande contribuição em nossa formação acadêmica, é de extrema importância levarmos a diante estudos sobre suas concepções para assim nos tornamos acadêmicos melhores e realizarmos nosso estágio com excelência.
...