A Concepção Ambientalista
Por: vivianmatosf • 19/8/2017 • Trabalho acadêmico • 422 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD1 – 2017.01
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): Ana Lucia Gomes.
Tutora: Leandra.
Aluna: Vivian Matos Fonseca.
Matrícula: 16212080051.
Polo: Três Rios.
Questões:
Respostas:
1): É a concepção ambientalista. Onde a criança aprende com o meio. O ambiente é o responsável pela constituição humana.
2): Ela era uma psicologia que ela agia como se fosse um consultório médico, ela acreditava que as dificuldades da criança era culpa da criança ou do meio em que ela vivia, que a escola não tinha que se modificar, a escola não tinha que atender as necessidades da criança, que o problema era da criança e que tinha que ser cuidado em um consultório com medicamentos, com fonoaudiólogos, com psicoterapeutas, coisas desse tipo. Em outros termos… Apesar de ter sofrido críticas contundentes, vista como exclusivamente avaliativa, sem potencial transformador da realidade individual e social, a serviço das forças dominantes injustas e opressoras na organização social. Na perspectiva desse modo de entender e de atuar dos psicólogos educacionais, os “insucessos” das crianças na escola eram atribuídos ao aluno ou á sua família, sem que os determinantes escolares e sociais fossem devidamente analisados. Criou-se então uma quase área de estudos, designada como “fracasso-escolar.
3): De acordo com a figura, podemos afirmar que:
O orientador educacional é um mediador entre professores, alunos e pais. Ele atua como um facilitador no processo de aprendizagem, aquele que irá tentar fazer a união, que tentará vir para somar todos os elementos da unidade escolar. Considerando também os pontos de vista dos pais e da instituição para um melhor diálogo. Sendo o aluno o centro da ação pedagógica sempre. Sem o orientador educacional, não há possibilidade de um bom trabalho, a educação precisa desenvolver suas práticas de forma mais significativa para os alunos e de forma atenta ás suas necessidades, contribuindo de modo expressivo para o seu pleno desenvolvimento.
4): O orientador educacional deve atuar, desenvolvendo seu trabalho diante das dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar tem o objetivo de diagnosticar as dificuldades encontradas neste processo e ao mesmo tempo criar habilidades cognitivas, motoras, a atenção, o entrosamento, o respeito entre as diferenças e muitos outros.
5): O processo de aprendizado apesar de psicologicamente e cognitivamente acontecer de formas diferentes nas diversas fases da vida, não está restrito apenas a uma idade ou condição. O aprendizado está presente do início ao fim da vida do ser humano. O ser humano nasce e morre aprendendo. Estamos em constante aprendizado.
...