A Constituição Federal de 1988 e a Educação
Por: joelmass2 • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 742 Palavras (3 Páginas) • 295 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Políticas Educacionais
Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação
NOME | |
RA |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO 2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Políticas Educacionais
Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor
Anhanguera Educacional
ANO 2015
Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.
Conforme tenho observado no panorama educacional, na constituição Federal de 1988, e de acordo com todas as pesquisas na qual eu fiz, não acontece de fato o que esta na constituição, pois o ensino que temos hoje não é de qualidade e nosso corpo docente não esta qualificado a fazer um ensino nos conformes, e os nossos profissicionais não tem nenhum tipo de valorizacão.
A baixa remuneração e o pessimo ambiente de trabalho e a falta de recurso para os profissionais colaboram muito para a qualidade de ensino.
Mais de 1,8 milhão de crianças de 4 a 11 anos estão fora da escola e, portanto, lhes é negado direito à Educação. Os resultados são de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, tabulados pelo movimento Todos Pela Educação. O número corresponde a 7,3% do total dessa faixa etária. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é considerado criança quem tem de 0 a 11 anos de idade. No Brasil, após a aprovação, em 2009, da Emenda Constitucional 59, a oferta do ensino público e gratuito tornou-se obrigatória dos 4 aos 17 anos. Os governos devem se adaptar às novas regras até 2016.
Eles têm uma meta a atingir que é a universalizar o acesso à escola infantil, e como todo ano de acordo com o crescimento da população, o governo tem que incluir mais de mil crianças por dia na escola, e isso infelizmente não esta sendo possível, pois ainda a muito a desejar.
A falta de acesso escolar esta relacionada à alta desigualdade social e econômica, afirma Priscila Cruz, diretora-executiva de todos pela educação. “O poder publico tem de fazer um esforço extra para a inclusão das crianças de nível socioeconômica mais baixa”. Mas infelizmente nada disso acontece.
...