A Constituição Federal de 1988 e a Educação
Por: GabyDantas • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 519 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Políticas Educacionais
Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação
Atividade de Autodesenvolvimento
[pic 2]
NOME | Gabriela Dantas Buarque |
RA | 4266856561 |
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Políticas Educacionais
Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Elida Alves de Matos.
Anhanguera Educacional
2015
Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.
A Educação é fundamental, pois só podemos desenvolver um país econômico e social a partir de uma boa base educacional. Apesar de terem o acesso a Educação garantido por lei dos 04 aos 17 anos, muitas crianças ainda não comtemplam esse direito, algumas vezes por ser negado por falta de vagas e estrutura ou até mesmo negligenciados pelos pais.
A história da educação brasileira era vergonhosa e precária, mas nos últimos anos apresentou um avanço significativo no que se diz respeito a fatores como, material de professores, formação de professores, estrutura física, inovações tecnologicas e própria lei que é a LDB 9394/96, esta lei é a mais importante referente a Educação Brasileira e os aspectos que proporcionam o desenvolvimento na aprendizagem. Porém percebe-se que o ensino tem se mostrado insuficiente quando se refere a uma educação de qualidade. Isto ocorre por questões como: escolas públicas desvalorizadas pela comunidade e governo, baixos salários dos professores, ensino tradicionalista e autoritário, violência, aluno agredindo professor, gestão sem autoridade com o mesmo, falta de interesse e apoio da família, entre outros.
Pelo o que podemos observar uma educação de qualidade está aliada a qualidade de formação dos profissionais de ensino e é nesse principal fator que o governo tem deixado falhas, esquecendo quem realmente é o professor e assim fazendo com que eles se desmotivem, diante de tamanha desvalorização do seu trabalho e das dificuldades e condições que os mesmo tem para se aprimorar em sua qualificação. Mudanças virão somente quando a formação do professor deixar de ser um processo de atualização e passar a ser um, ser único que forma cidadãos, sendo assim o governo deve buscar uma educação voltada à democracia com formação para a cidadania onde provoque no sujeito a sua capacidade de promover a humanização e a conscientização e concepção conjunta para mudar o sistema escolar, social e político.
...