A Criatividade não se restringe somente à arte
Por: petitaa • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.295 Palavras (6 Páginas) • 241 Visualizações
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SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................6
4REFERÊNCIAS........................................................................................................7
INTRODUÇÃO
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A criatividade não se restringe somente à arte. Ela é inerente ao homem, pois todos ser humano nasce com potencial para criar.
Este trabalho tem por objetivo em compreender o conceito criatividade e a reflexão sobre a criatividade à prática docente no espaço escolar, partindo do estudo dos textos proposto de Faiga Ostrower, e Nuñes e Santos.
2desenvolvimento
O livro e o artigo foram escrito em diferentes épocas, mas com conceito muito próximo ao tema proposto.
A artista plástica Faiga Ostrower, Criatividade e Processos de Criação, tem por objetivo em enfoque ao ser humano e o processo de criação estar interligado ao ser sensível. Escrita no ano 1976, para público ligado a artes, tem como visão a criatividade um potencial inerente ao homem, e a realização desse potencial uma de suas necessidades.
Os professores e doutores Nuñes e Santos escreveram o artigo: O Professor e a Formação Docente: a criatividade e a crenças educativas onde estão? Ao público de estudante ou até mesmo professores do ensino superior com objetivo de discutir a criatividade e as crenças como componentes essenciais e intrínsecos à formação docente. Para eles criatividade é como potencialidade humana.
De acordo com Faiga Ostrower criatividade é inerente ao Homem, inerente à vida. Ela vê a criação como uma possibilidade de evitar a alienação do Homem contemporâneo. "Criar é basicamente formar". E os processos de criação interligam ao ser sensível, e esse ser sensível e inata e inerente à constituição do homem. A autora acredita que exercer uma atividade criativa consiste em ser consciente, sensível no seu contexto cultural. À cultura estão ligados fatores tão relevantes como o passado, sendo este que define o ser cultural. A forma como o indivíduo atua é culturalmente adquirida, sendo esta vinculada a aspectos materiais e espirituais, responsáveis pela forma como age, comunica e se exprime.
Para Nuñes e Santos (2012) Compreende-se a criatividade como potencialidade humana que está num processo contínuo de vir-a-ser, e que, portanto, carece de maiores e melhores argumentos científicos e sociais no sentido da formação do professor e de outras áreas profissionais. Os autores afirmam “criatividade é um dos fenômenos responsáveis pela motivação e pela mudança dos homens nas sociedades. Esse fenômeno concorre para a necessidade de se repensar os feitos históricos e desvelar outros elementos que ainda não foram desvelados, ou os foram, mas por outras perspectivas”.
De acordo com o os autores existe um problema que carece de informação como as crenças. Para eles as crenças são provenientes de várias experiências: familiar, cultural, histórias de vida de cada sujeito, trajetória de escolarização, religiosas. Algumas crenças relacionadas à criatividade como a criatividade ser restrita a algumas pessoas “gênios” o sistema que não motiva, não incita, não estimula o professor e aluno a pensar de forma criativa e o dom. Esses conjuntos de crenças derivados de experiências dos professores como aluno e profissionais da educação cria um impacto nos processos de ensino-aprendizagem.
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