A DISCIPLINA POSSUI ALGUNS OBJETIVOS ENTRE ELES SE TEM O GERAL E OS ESPECÍFICOS
Por: kamilolima • 24/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 524 Palavras (3 Páginas) • 410 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
DISCIPLINA: PRÁTICAS EXTENSIONISTAS I
PROFESSORA: ALUNO: DATA: 19/08/2014
RESUMO SOBRE A DISCIPLINA PRÁTICAS EXTENSIONISTAS
ARACAJU –SE
A disciplina possui alguns objetivos entre eles se tem o geral e os específicos.
As soluções podem ser líquidas, sólidas e gasosas. Um exemplo de solução líquida é o refrigerante, um exemplo de solução sólida é o bronze (cobre + estanho) e um exemplo de solução gasosa é o ar atmosférico (CASTELLAN, 2001).
Para estudo das soluções três aspectos devem ser considerados: quantidade, composição e concentração. A quantidade da solução envolvida em um processo pode ser medida em massa e volume. A composição de uma solução é a soma total de todos os ingredientes que a compõem, e a concentração de uma solução são as quantidades relativas destes vários componentes (ATKINS e JONES, 2001).
Em uma mistura de substâncias nem sempre o volume final da mistura será igual a soma dos volumes iniciais, isso vai depender das forças intermoleculares envolvidas no contato entre as substâncias (CASTELLAN, 2001).
A temperatura em uma mistura de substâncias vai depender das substâncias envolvidas já que pode ocorrer um processo endotérmico ou um processo exotérmico, os quais irão alterar a temperatura da mistura (ATKINS E DE PAULA, 2011).
Dos valores obtidos da tabela 1, percebe-se que ao adicionar 10 ml de água a 10 ml de água se obteve um volume final de 20 ml (o volume final é igual a soma dos volumes iniciais), ao adicionar 10 ml de água a 10 ml de álcool se obteve um volume final de 19,7 ml, ou seja houve uma diminuição do volume a qual é explicada da seguinte forma: As interações entre as moléculas de água se dão por pontes de hidrogênio. Estas interações formam vazios entre as moléculas da água devido ao fato de se estabelecerem entre um oxigênio e dois hidrogênios. Entre as moléculas de álcool etílico vão existir também interações por pontes de hidrogênio, mas com intensidade menor. Quando se adiciona água ao álcool, estes vão formar uma mistura não ideal, porque o volume final não corresponde ao total adicionado. Isso é
A desestabilização de uma emulsão refere-se a um processo no qual ocorre uma separação bruta entre as duas fases, o processo é uma consequência macroscopicamente aparente do processo de coalescência. Nesse caso, a identidade das gotas individuais não é mantida, juntamente com as propriedades físicas e químicas da emulsão. Esse processo, obviamente, representa uma perda na estabilidade da emulsão (COUTINHO, 2005).
Outro mecanismo responsável pela estabilização de emulsões é o processo de floculação. A existência de dois estados claramente distinguíveis de uma emulsão floculada, que se refere a aproximação mútua das gotas individual da emulsão para formar flocos ou conjuntos de partículas agregadas em que a identidade de cada uma é mantida; tal condição difere claramente do processo de coalescência, ou seja, durante a floculação as gotas tendem a formar um agregado sem perder sua identidade inicial (FRANCO et al., 1988).
...