A Depressão Uma Doença Silenciosa
Por: Jefferson Simões Moraes • 3/9/2024 • Projeto de pesquisa • 782 Palavras (4 Páginas) • 41 Visualizações
PROJETO: REDES SOCIAIS: Fantasia x Realidade
(depressão uma doença silenciosa)
Autores: AMARAL Eliana; MONTEIRO Juliana; SIMÕES Jefferson
Apresentação:
O trabalho teve como idealizador o professor Jefferson Simões, com a parceria das professoras Eliana Amaral e Juliana Monteiro, instrutor Felipe Nicastro e intérprete Kátia Maciel. Ambos fazem parte da equipe docente do CPFP Valdemar Mattei.
Justificativa:
Vislumbrando a temática discutida e trabalhada no mês de setembro tendo o foco o “Setembro Amarelo” mês da conscientização e prevenção ao suicídio, o trabalho teve como premissa a escuta, reflexão e trocas de experiencias entre os educandos surdos e ouvintes em relação as vivências e acessos as mídias sociais.
Objetivo Geral:
Visualizar, assimilar e discriminar o que é realidade e o que é fantasia, no que tange as redes e mídias sociais, de forma a desenvolver o senso crítico e analítico nas relações, interações e vivências cotidianas.
Desenvolvimento:
A princípio foi realizada uma roda de conversa sobre como os educandos administram os acessos nas redes sociais, o tipo de conteúdo visto por eles e as consequências destas publicações no cotidiano.
Foi apresentado um vídeo sobre o que é postado nas redes sociais, e discutido o que é real e o que é fantasia. Analisamos as possibilidades de montagens em um cenário fictício, e nas aulas que sucederam esse momento, foram apresentadas e trabalhado com os educandos da sala bilíngue as perspectivas, enquadramento e olhar fotográfico quanto aos ambientes, espaços, objetos, paisagens, pessoas entre outras situações que seriam fotografadas, de forma a contribuir com a significação e ressignificação quanto a visão de mundo.
Utilizamos os ambientes internos e externos da escola, assim como espaços particulares (jardim da casa de um vizinho da escola) com a autorização do proprietário, ampliando as variedades de espaços e ambientes para as fotografias. Essas escolhas de ambientes foram realizadas de forma autônoma pelos educandos, o que demonstrou iniciativa e motivação na participação do projeto por parte deles.
Esse projeto foi muito além do fotografar e mostrar técnicas, pois contribuiu com a criatividade, autonomia, assimilação de conceitos e interpretação do mundo que os cercam. Os educandos puderam desenvolver e apresentar as suas ideias na prática, manuseando a câmera fotográfica e criando ilusões de ótica em suas produções artísticas. Além de trabalhar um tema tão importante e atual, que é a doença do século, a depressão, como também a prevenção ao suicídio, foram propiciados momentos, nos quais os educandos puderam refletir sobre o que é postado nas redes sociais e as influências destas postagens em suas vidas, pois nem tudo que é colocado é real, nesta perspectiva, realizamos uma análise de forma a visualizar Realidade X Fantasia.
Neste contexto, também foram abordadas as questões quanto a se basear na vida alheia para medir a sua felicidade e conquistas. Refletimos sobre “valores”, trajetória de vida, valorização do “EU” e aceitação de sua própria condição e essência, pois, quando não conseguimos lidar com as nossas frustrações, corremos o risco de desenvolver doenças relacionadas a saúde mental.
Levando em consideração que a nossa escola também é um Polo Bilíngue para surdos, além da interação entre educandos surdos e ouvintes,
...