A Descentralização de Gestao
Por: valeria moura • 4/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.087 Palavras (9 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS-UNEAL[pic 2][pic 3]
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO-PROGRAD
PROGRAMA ESPECIAL PARA SERVIDORES
PÚBLICOS-PROESP CAMPUS I – ARAPIRACA
CURSO DE PEDAGOGIA
GIVANILDA DE OLIVEIRA DA SILVA
LÚCIA CRISTINA DOS SANTOS
ROSA DOS SANTOS LOPES DA SILVA
SANDRA SILVESTRE DE LUCENA
A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA: ANÁLISE DA PRÁTICA.
ARAPIRACA – AL
2015
GIVANILDA DE OLIVEIRA DA SILVA[pic 4]
LÚCIA CRISTINA DOS SANTOS
SANDRA SILVESTRE DE LUCENA
ROSA DOS SANTOS LOPES DA SILVA
A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA: ANÁLISE DA PRÁTICA.
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas, como requisito de avaliação das disciplinasSeminário de Pesquisa e Pesquisa Educacional II, ministrada pela Professora MestraCristina Maria Bezerra de Oliveira.
ARAPIRACA – AL
2015
SUMÁRIO[pic 5][pic 6]
1 JUSTIFICATIVA 03
2 PROBLEMA / HIPÓTESE 05
4 OBJETIVOS 06
5 BASE TEÓRICA E CONCEITUAL 07
6 METODOLOGIA 11
7 CRONOGRAMA 13
8 REFERÊNCIAS 14
1 - JUSTIFICATIVA
A gestão tem tido avanços a partir da descentralização, no entanto há alguns pontos que precisa sofrer alterações para que o objetivo da gestão democrática alcance melhor desempenho.
Por isso a escolha desse tema deve-se a complexidade que percebe em relação a descentralização da gestão democrática na rede do município de Arapiraca. Apesar desse termo ser muito utilizado não se evidencia na prática, nem sempre os professores têm voz para decidir ou tomar decisões que direcionam as ações a serem desenvolvidas. Atualmente, as escolas necessitam de gestores capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problemas em grupo, que exerça um trabalho em equipe com professores e colegas, ajudando a identificar suas necessidades de capacitações, para que possam adquirir as habilidades necessárias para uma formação de qualidade.
Devem ser capazes de ouvir o que os outros têm a dizer, delegando autoridade e dividindo poder, como vemos no art. 14 da LDB “os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios”. Uma organização cujo eixo é a participação dos profissionais da educação e comunidade nos conselhos escolares, equivalentes ea elaboração do projeto pedagógico da escola ao qual o trabalho esteja voltado par a realidade cultural e social do município, nesse sentido, o município de Arapiraca, criou a lei da gestão democrática, Nº 2739/20011, que enfatiza a gestão democrática das instituições de ensino da rede pública do município de Arapiraca.
2 – PROBLEMA
Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores escolares frente a descentralização da gestão?
3 – HIPÓTESE:
A falta de participação dos profissionais da educação e comunidade escolares nas ações administrativa e pedagógica, dificulta o processo democrático da gestão escolar.
.
4 – OBJETIVOS
4.1 - GERAL:
Conhecer a prática e os desafios enfrentados pela gestão democrática do município de Arapiraca diante sua descentralização.
4.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Investigar as práticas de descentralização da gestão escolar do município de Arapiraca desde sua implantação.
- Identificar como se dar o processo de gestão escolar junto à comunidade.
- Observar os desafios enfrentados na gestão democrática escolar diante do funcionamento da instituição.
A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA: ANÁLISE DA PRÁTICA
GIVANILDA DE OLIVEIRA
LÚCIA CRISTINA DOSSANTOS
ROSA DOS SANTOS LOPES DE OLIVEIRA
SANDA SILVESTRE DE LUCENA
- 5 – BASE TEÓRICA E CONCEITUAL
Uma das práticas implantadas no município de Arapiraca foi a gestão democrática de 2001 e revogada em 2011 onde ocorreu a descentralização que é a promoção da autonomia e participação no processo de tomada de decisão no âmbito da escola, a política de descentralização surgiu nos meados de oitenta no Brasil legitimado pela constituição federal de 1988 durante a transição democrática.
“Para que a gestão democrática se realize, a descentralização das ações constitui um processo significativo”. (COLARES,2003, pg.95)
A descentralização incorpora os pressupostos do Individualismo na política de organização social. Assim como a sociedade depende da estipulação de contratos sociais, a organização social deve apoiar os processos pelos quais os indivíduos têm a oportunidade de se engajarem em tomadas de decisão adequadas. (POPKEWITZ,1997, P.164).
É preciso ressaltar que o diretor deve atuar como responsável no desenvolvimento de novas lideranças, pois ele é de fundamental importância perante o processo de descentralização.
O grande desafio do diretor escolar constitui-se, portanto, em atuar de modo a conhecer os valores, mitos e crenças que orientam as ações das pessoas que atuam na escola e como se reforçam reciprocamente e, em que medida esses aspectos desassociam ou distanciam dos objetivos, princípios e diretrizes educacionais. E ainda, em compreender como sua própria postura interfere nesse processo, para então, atuar de modo a promover a superação do distanciamento porventura existente entre os valores vigentes e os objetivos educacionais. (LÜCK, 2009, p.121)
...