TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática e Planejamento

Por:   •  14/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Libâneo o professor é um mediador do conteúdo, deve propor atividades dando condições para a construção do aprendizado, com o processo de transmissão e assimilação.

O autor defende métodos que despertem o raciocínio no aluno. Fazendo o aluno participar mais das aulas, explicando com as próprias palavras o conhecimento adquirido.

Ele contraria o método tradicional, onde o aluno só escuta e o que o professor diz, o professor transmite e o aluno assimila sem questionamentos.

Libâneo propõe uma didática que estimule os alunos ao raciocínio e questionamento. Que sejam formadores de opinião refletindo ações. A escola deve preparar o aluno para o mundo, para serem pessoas críticas, que questionem e não aceitem as imposições.

É através da didática-critica que é diferente do método tradicional, está vinculada ao ensino as realidades sociais, estabelecendo relação com o ensinamento cotidiano.

O aluno além das aulas teóricas aplicadas, constroem o conhecimento com mediações e trocas entre todos os sujeitos envolvidos no ambiente escolar e familiar. O conhecimento circula sempre e produz saberes.

No processo de transmissão do conhecimento, tem os conteúdos teóricos e práticos e  sem deixar de levar em conta a necessidade de adequar  com a realidade do aluno.

O professor possui um papel fundamental em entusiasmar o aluno a buscar o conhecimento, Através de aulas que cative o aluno, incentive o aluno a refletir e buscar o conhecimento,fazer que se tornem críticos e a pensarem de forma autônoma.

Ensinar não é transferir conhecimento e sim criar possibilidades e curiosidades para sua construção.

Segundo Libâneo podemos identificar três fases na didática:

Primeira fase: didática geral, que pode ser aplicada a qualquer matéria, sem levar em conta conteúdo. Serve para todos os conteúdos.

Segunda fase: tem que considerar uma metodologia específica para cada conteúdo aplicado.

Terceira fase: buscar a integração da didática geral com as metodologias específicas, se tornando comum a todas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com