A Docência no Ensino Superior
Por: Marusca Sanches • 28/4/2023 • Trabalho acadêmico • 623 Palavras (3 Páginas) • 59 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DOCÊNCIA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR
Fichamento de Estudo de Caso
Marusca Gomes Sanches
Trabalho da disciplina PESQUISA E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Tutor: Prof. Cristiane de Carvalho Guimarães
Rio de Janeiro
2016
Estudo de Caso:
CONCORDIA CASTING CO.
O MERCADO COMPETITIVO
REFERÊNCIA:
MACFARLAN, F. Warren. Harvard Business School. 2006.
RESUMO:
O autor relata que através de uma metodologia analítica e descritiva referente a empresa Concordia Casting Company, abordagens quantitativas e qualitativas, a forma de gestão, o planejamento e atuações de Stuart Mcmillen, diretor do (CIS), Corporate Information Services, promoveu um projeto e uma nova tecnologia operacional que supriu e foi eficiente dentro do ramo de negócios de tecnologia e informação.
A empresa era uma organização grande e multidivisional e originalmente fornecedora de autopeças, com receitas de mais de $2 bilhões em 2001. A maior e mais lucrativa divisão era a Automotiva, contendo peças automobilísticas e blocos de motores, estando as demais como Ferramentas de Usinagem com furadeiras, tornos e prensas, e ainda Peças de Precisão e Controle de Fluídos com válvulas e tubulações para aplicações comerciais, representando coletivamente quase metade das receitas da empresa. Várias empresas independentes participaram do crescimento da Concordia, através de aquisições.
McMillen foi contratado como diretor de Corporate Information Services, em 1998, tendo já trabalhado como auditor nesta empresa, anteriormente. Seu contrato com a empresa começou em 1996, quando desde então já possuía uma vasta experiência incluindo setor de projeto de sistemas. A empresa se encontrava descentralizada e as companhias adquiridas retinham seus nomes originais e eram encorajadas a operar independentemente. Ele trabalhou bastante para unificar a empresa e torná-la uma empresa forte e sólida.
É retratado que no final de 2002, McMillen apesar de ter feito um trabalho árduo e bastante complicado para recuperar a empresa, estava preocupado com o atraso no cronograma de desenvolvimento de sistemas denominado projeto CAPS, e acreditava ter naquele momento um grupo viável e forte, com mais de 100 participantes. Ele fez algumas reflexões quanto a situação que tinha herdado cinco anos antes, da administração anterior e descobriu que o diretor na época, não havia feito um bom trabalho, o CIS não tinha padrões básicos de projeto, nenhum sistema de cobrança e nenhuma metodologia de desenvolvimento de sistemas, tendo ainda muitos usuários bastante insatisfeitos. McMillen planejava então, concentrar-se no Projeto CAPS.
...