A Doutrina Comenius
Artigo: A Doutrina Comenius. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fer_tmt • 24/9/2013 • Artigo • 589 Palavras (3 Páginas) • 532 Visualizações
Educador checo, nasceu em 28 de março de 1592 na cidade Nivnitz que fica na Moravia (antiga Tcheco-Eslováquia). Filho de Martinho e Ana, também eslavos.
Aos 12 anos de idade, Comenius perdeu seus pais e suas duas irmãs (Ludmila e Suzana), vitimados por uma peste que dizimou a cidade, ficando só. Em razão disso, foi obrigada a viver com tutores rudes que não lhe davam atenção. Na escola dos irmãos Morávios, aprendeu rudimentos de leitura, escrita, cálculo e catecismo.
Em sua juventude, a escola da época era um lugar de sombria seriedade, desprovida de atrativos. Exigia postura de adultos, extrema memorização e verbalismo, e era praticado a pedagogia da palmatória. Concluindo os estudos secundários, optou pela carreira eclesiástica: estudou Teologia na Universidade Calvinista de Herborn, na Alemanha. Em busca de mais conhecimentos, transferiu-se para Heidelberg e então retornou à sua terra natal com intenção de colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Após 2 anos na profissão de professor, em 1616, foi ordenado pastor dos irmãos Morávios, ficando na cidade de Fulnek, onde casou e teve dois filhos com Mdalena Vizovska. Aos 24 anos desempenhou as duas funções, sendo nomeado em seguida diretor da escola.
Na Guerra dos 30 anos (Conflito entre protestantes e católicos), houve extermínio de 80% da população. Em 1621 perdeu livros e trabalhos, com a invasão dos espanhóis; e perdeu também seus filhos e esposa, por doença, resultado da guerra. Ainda assim produziu escritos com intento de recuperar o ânimo da irmandade.
Comenius, muda-se para Leszno, onde casa-se pela segunda vez com Dorotéia Cirilo. Reanimado, volta às funções de pastor e professor. Sua fama chega à Inglaterra, onde foi convidade a ser reitor da Universidade de Harvard, mas não aceitou por motivos políticos.
Em 1648 morre sua esposa, ficando com os cinco filhos. Muda-se para Holanda, onde em 1649 casa-se pela terceira vez, instalando-se após em Amsterdam.
As autoridades holandesas propõem a publicação de suas obras, lá viveu sem dificuldades financeiras, graças ao reconhecimento que teve. No final da vida, dedicou-se a ser um apologista (defende, justifica) da paz.
Em 1670, antes de morrer com quase 80 anos, ainda escreveu um resumo dos princípios pedagógicos que defendeu.
Comenius deixou uma obra pedagógica revolucionária, influenciando as grandes reformas educacionais. Sua doutrina impõe a universalização do sabe; são três seus princípios filosóficos:
1. A igualdade dos seres humanos, de onde deduz uma possibilidade de uma sociedade universal e o princípio da escola aberta, sem distinção sexual.
2. O papel humanizador na educação da juventude é o único remédio para a corrupção da humanidade e suas dissensões.
3. 3.O primado sensível: tudo começa pelo sensível e tudo penetra pelos sentidos, portanto a educação deve desenvolver-se pela intuição sensível.
Para Comenius, a educação deve ser universal e se deve ensinar tudo a todos, ele valoriza também a capacidade da mulher aprender, esta proposta elaborada por Comenius, vai desde a infância no sentido de que a educação é a forma de humanizar o homem, de fazê-lo passar de um estado bruto para o de ser humano propriamente, e para
...