A EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DO MULTICULTURALISMO NAS MATRIZES HISTÓRICAS E CULTURAIS BRASILEIRAS
Por: Jackeline Silva • 9/10/2021 • Trabalho acadêmico • 2.178 Palavras (9 Páginas) • 491 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
FACULDADE DE PEDAGOGIA
JACKELINE OLIVEIRA SILVA
ROSETANIA MARIA DE LIMA
EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DO MULTICULTURALISMO NAS MATRIZES HISTÓRICAS E CULTURAIS BRASILEIRAS
_____________________________________________________________
CUBATÃO – SP
2021
JACKELINE OLIVEIRA SILVA
ROSETANIA MARIA DE LIMA
EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DO MULTICULTURALISMO NAS MATRIZES HISTÓRICAS E CULTURAIS BRASILEIRAS
Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Aprendizagem da Matemática; Aprendizagem da Língua Portuguesa; Aprendizagem de Ciências Naturais; Pedagogia em Espaços Não Escolares; Aprendizagem da Geografia e História; Ed- Lógica Matemática e Estágio Curricular Obrigatório III : Gestão Educacional e Espaços Não Escolares.
Orientador: Profº. Floriano Mingollelli Filho
Tutora à Distância: Profª Géssica Aline Soares Costa
CUBATÃO-SP
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 A IMPORTÂNCIA DO MULTICULTURALISMO NA SOCIEDADE 5
2.1 MULTICULTURALISMOS NO EMBALO EDUCACIONAL 7
2.2 AÇÕES DO DOCENTE NAS COMPREENSÕES NO MULTICULTURALISMO 9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A cultura no mundo contemporâneo vem sendo muito abordada por diversos escritores; invadida cada dia e sem esperar é adentrada em nossa vida social; liberta-nos e faz acreditar na pluralidade das culturas, etnias, religiões, entre outros.
O trabalho inicia com uma simples visão sobre o multiculturalismo e a introdução de algumas disciplinas essenciais para o desenvolvimento de aprendizagem na educação; seja ela infantil ou fundamental que pode ser inserida no ambiente escolar e também nos espaços não escolares; deixando com que o professorando faça florescer a idéia do conjunto das matérias fundamentais a fim de evitar certos conflitos sociais e na manutenção de uma aprendizagem eficaz com saldos positivos em todas as esferas.
A objetividade de nosso trabalho diante do tema proposto é mostrar para a população escolar e indígena os conhecimentos nas diversas culturas, atrair respostas positivas e satisfatórias no ambiente que ainda não é sociável e que a matemática indígena possa ser inserida na matemática acadêmica. Candau (2003) afirma que “cultura é um fenômeno plural, multiforme, que não é estático, mas que está em constante transformação, envolvendo um processo de criar e recriar’’.
Acreditamos no potencial que a escola pode realizar; abordar esse assunto com seus alunos, com certeza brotará à conscientização desse grande movimento, que é fundamental para podermos levar com êxito a concepção do multiculturalismo que é rodeada ainda pelo preconceito e a discriminação.
Portanto, concluímos que o docente ao prosseguir com esse intuito sobre as diversidades culturais possa construir dentro da sala de aula ou fora dela, ações inovadoras de idéias a favor do multiculturalismo, promovendo um ambiente de reflexões e debates, despertando a problematização e a resoluções de questões existentes até mesmo entre seus alunos.
2 A IMPORTÂNCIA DO MULTICULTURALISMO NA SOCIEDADE
O Multiculturalismo está associado ao pluralismo cultural, ou seja, é a expressão que nos retrata a existência de muitas culturas em uma determinada região territorial ou nação. Baseiam-se a partir do conhecimento sobre os valores, crenças e linguagens desenvolvidas por um determinado grupo, assim quando se pensa em “cultura”, já vem à mente uma série de interpretações, sejam estas produções artísticas ou até mesmos as linguagens mais primitivas, que vão passando de geração em geração desde a antiguidade.
Essa cultura é o encabeçamento da necessidade de irmos ademais das atitudes de tolerância nas mais diversas culturas existentes num mesmo território ou nação.
Essa influência é necessária no processo de formação do espaço e da cultura brasileira, uma vez que para esta construção de elementos e tradições foram trazidos dos mais diversos continentes formando nossa cultura e história, seja na diversidade étnica como na formação da linguagem, costumes, valores e religião, uma vez que nosso país é constituído de uma população miscigênica.
Porém toda essa interferência ao longo desse processo traz reflexões negativas até hoje, pois a desigualdade acentuada ainda se remete ao período da escravidão e colonização, mas apesar de passar despercebido diante as sociedades, o multiculturalismo também deixa suas marcas positivas na história brasileira através da grandeza e conhecimento advindos desses povos que constituíram nosso país.
2.1 MULTICULTURALISMOS NO EMBALO EDUCAIONAL
O multiculturalismo não pode deixar de existir principalmente no enredo educacional, incluir esse componente é de suma importância na aquisição de transformação nos valores e no respeito às diversidades culturais.
No avanço do ensino da matemática mediante aos seus preceitos foi erguida também através de uma manifestação cultural, e temos como hoje uma ferramenta maravilhosa, incrível, desafiadora que nos permiti buscar o conhecimento, desenvolvimento e evolução.
A incorporação dessa matéria com os seus alunos requerem uma compreensão dos conceitos matemáticos, na solução dos problemas encontrados e permitir com que essa ciência seja encarada nas áreas científicas e tecnológicas na obtenção dos resultados exatos e positivos.
...