A EDUCAÇÃO PELO CINEMA
Por: Roseani Figueiredo • 29/3/2021 • Trabalho acadêmico • 1.257 Palavras (6 Páginas) • 108 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE PAN AMERICANA – FPA
ROSEANI DOS SANTOS FIGUEIREDO
A EDUCAÇÃO PELO CINEMA
CAPANEMA
2011
ROSEANI DOS SANTOS FIGUEIREDO
A EDUCAÇÃO PELO CINEMA
CAPANEMA
2011
SUMÁRIO
I – APRESENTAÇÃO................................................................................................5
II – JUSTIFICATIVA.................................................................................................. 5
III – OBJETIVOS .......................................................................................................6
1.3.1 – Geral ..............................................................................................................6
1.3.2 – Específicos.....................................................................................................6
IV – MARCO TEÓRICO ........................................................................................... 6
V – METODOLOGIA................................................................................................ 8
5.1 – PÚBLICOS ALVO ...........................................................................................11
VI – REFERÊNCIA...................................................................................................13
I – APRESENTAÇÃO:
O projeto “A educação pelo cinema” destina-se ao dia do voluntariado da Faculdade Pan Americana, na qual tem o interesse de estreitar a relação entre cinema e educação. Observando um poderoso aliado ao processo ensino aprendizagem, onde enfatiza a relação ao aprendizado considerando os conhecimentos e saberes contido nos filmes e audiovisuais, como ilustrações motivando-o a aprender diferente, onde proporciona um mundo de enigmas em cada história levantando a proposta explicativa à didática aplicada.
II – JUSTIFICATIVA:
Trata-se neste projeto o uso do cinema como recurso pedagógico, ou seja, a utilização de filmes como uma ferramenta para se ensinar na sala de aula.
Na visão didática, torna-se importante lançar mão da imagem, de temas historias para se discutir e interagir entre alunos e professores, tornando uma aula mais dinâmica e participativa.
O cinema pode ser utilizado na sala de aula e em projeto escolares desde os primeiros anos escolares. Neste momento o desenvolvimento da criança pode ser dividido em duas fases: dos cincos aos setes anos e dos oito aos dez anos. Neste momento a criança ainda esta marcada pela fase operatório-concreto e desenvolve seus primeiros contados mais sistemáticos com a linguagem escritas, uma das marcas da educação escolar. [...] (NAPOLITANO, 2006, p. 21-22).
A partir desse entendimento, o cinema torna-se um colaborador para construir e desenvolver sujeitos mais críticos, participativos e reflexivos perante a sociedade. O cinema torna-se fonte de conhecimento, contribuindo no âmbito escolar, nos debates e nas reflexões em variados contextos.
Desta forma toda a disciplina pode produzir o aprendizado, através do filme de acordo com a realidade em que se encontra em dependente da serie ou idade e destacando principalmente o crescimento pessoal e intelectual do educando.
O cinema tem por essência, mexer com as emoções, envolver quem assiste, ou seja, encanta seus telespectadores tendo uma grande capacidade de nos mostrar e perceber muitas vezes as condutas humanas.
III – OBETIVOS:
3.1 – GERAL:
Aliar o cinema e a educação no sentido de destacar a necessidade de educar a visão do ser dentro da escola, e mesmo na sala de aula. Utilizando o cinema como meio de ensino, e ajudar o aluno a ter um olhar mais crítico não só dos programas de televisão a qual assistimos. E ao professor levar esses recursos aos seus alunos, onde os mesmo não sejam meros consumidores de imagens e sim construtores conscientes de conhecimentos.
3.2 – ESPECÍFICOS:
- Despertar o docente ao método inovador considerando uma expectativa positiva para atrair a atenção do discente na sala de aula;
- Subsidiar os professores para a utilização de materiais audiovisuais como recurso educativo em sala de aula;
- Estabelecer desafios entre os educadores sobre a aplicação de audiovisuais como colaboradores para fortalecer as concepções sobre o desenvolvimento e aprendizagem intelectual do aluno;
- Utilizar o cinema na escola como ferramenta para desenvolver a aprendizagem;
- Conscientizar os docentes da importância de utilizar o cinema como recurso metodológico na vida diária de seus alunos.
IV – MARCO TEÓRICO:
É importante enfatizar o método do cinema como pratica educativa, considerando que os filmes só tem significado quando selecionado de acordo com a realidade social, onde se aborde questões da realidade através da ficção.
O contexto educacional vivencia a preocupação dos professores em busca de inovações e caminhos pedagógicos pra dinamizar o cotidiano dos alunos em sala de aula e que possibilitem as abordagens dos assuntos de forma mais reflexiva partir da realidade dos alunos.
...