A EDUCAÇAO E RELAÇOES ETNICO-RACIAIS
Por: Paulo Récchia • 22/9/2022 • Trabalho acadêmico • 3.286 Palavras (14 Páginas) • 75 Visualizações
[pic 1]
R2 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Educação e Relações Étnico-Raciais
SÃO PAULO
2018
R2 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Alessandra Terra Steganha RA 219324190
Camila Vasquez Medina RA 285877264
Sandra Helena Andrade Monaco RA 69117445
Educação e Relações Étnico-Raciais
[pic 2]
SÃO PAULO
2018
Sumário
Introdução 4
1. Educação das Relações étnico-raciais, seu sentido histórico........................................................ 6
2. Introdução da Lei 10.639/03 – Formação Docente e Trabalho..................................................... 9
3. Conclusão.................................................................................................................................... 11
Referências bibliográficas 12
Introdução.
Presenciamos, ao longo dos últimos 10 anos, em todas as regiões do nossos país, onde foi feito um grande esforço da pesquisa acadêmica e da pratica de ensino para desenvolver alguns estudos para propor ações pedagógicas para relação entre relações étnico-raciais e educação para que fosse revisto , a formação da identidade brasileira e ao quadro de desigualdade histórica enfrentado, onde negros ficam em condições de desvantagem no acesso a direitos básicos e onde se destaca principalmente no mercado de trabalho e educação.
Das iniciativas propostas no passado, 10 anos, onde é projetado um conjunto de ações para o nosso presente, foi feito a aprovação da Lei 10.639/2003 onde altera a Lei de Diretrizes de Bases da Educação nacional vigente, onde as escolas de educação básica brasileiras tanto publica quanto privadas tiveram que obrigatoriamente incorporar no ensino a historia do continente africano e das culturas afro – brasileiras em seus currículos. Essa modificação na Lei , resume as mobilizações históricas feitas pelo Movimento Social Negro, principalmente no período das lutas sociais da redemocratização do país, no final da década de 70.
Essa modificação é considerada tão inédita no contexto das Américas que Carlos Moore (2007)assim se expressa:
Se aplicada com o requerido vigor e rigor, essa
medida poderia ter um impacto permanente
nas consciências das gerações vindouras. A
implementação dessa Lei pioneira abriu uma nova
porta para a sociedade inteira reavaliar as bases
da fundação do Brasil, como entidade histórica
nos tempos modernos, e reconsiderar as relações
étnico-raciais nele travadas. Desse modo, poder-se-ia
enxergar a Nação brasileira por meio da experiência
da população que conforma hoje a metade do País,
e não somente, como até então vinha acontecendo,
por meio da experiência da população brasileira de
origem européia (MOORE, 2007, p. 27).
Em destaque na formação de professores em relações étnico-raciais conforme a Lei destacada, se vê a importância do Movimento Social Negro brasileiro para a sociedade no contexto de redemocratização do país, assim é reconhecido no desenvolvimento das ações pelo movimento social , a fonte dos direitos, conforme a doutrina jurídica. Isso tudo é muito importante do ponto de vista onde reflita-se como se expressa essa demanda, que esta caminhando para o ensino superior e para que seja reconhecido e legitimado para a Pós-Graduação e para os campos de pesquisas educacionais.
Tem-se uma reflexão sobre os desafios para a formação de professores, onde entendimento da Lei tem se colocado em atividades pedagógicas criticas. Estuda-se as dificuldades de alguns alunos, principalmente na área de pedagogia, onde a intenção é que se compreenda que as relações vivenciadas na escola, seja ela de trabalho, tem um informativo que apresenta um conteúdo de dificuldades dos professores a se formarem e suas atividades.
1 Educação das relações étnico-raciais, seu sentido histórico.
Muitos países tem desenvolvido uma série de iniciativas para desenvolver essa temática no Brasil, existem varias discussões, debates e produções para que seja promovido encontros para que seja visto a nossa herança africana, assim podemos todos saber de sua formação.
No entanto, compreendendo o alcance das iniciativas incorporadas no campo das políticas publicas e seu significado, sendo reconhecido pela população negra como pessoa sócio – político – cultural, vemos em varias fases da historia que existem varias formas de manifestação de protestos contra o racismo em suas diversas formas de manifestação.
A afirmação acima citada pode ser expressa com um movimento de pressão política no qual se diz que o país deixara para trás o longo ciclo da ditadura militar de nossa historia, onde os arranjos políticos – institucionais consideravam a urgência de uma nova republica, Sarney como presidente foi confrontado por varias demandas sociais que eram contidas violentamente pela ditadura militar, que após o termino adquiriram visibilidade com os novos políticos, essas demandas foram apresentadas em vários debates onde foi elaborada a nova constituição.
Então, reuniram-se em Brasília , junto ao ministério de educação e cultura , pessoas de entidades do Movimento Social Negro, onde assinaram junto com o então ministro da educação um “protocolo de intenções”onde além do combate ao racismo inclui o tema História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares onde farão parte da formação da escola básica. Em comparação , foi um ato político de grande relevância onde o Movimento Social Negro expressa que a abordagem do tema é de responsabilidade de todos , não podendo ser tratado apenas em espaços reservados , restritos de formação, onde só se tem entidades de Movimento Negro.
...