TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇAO E RELAÇOES ETNICO-RACIAIS

Por:   •  22/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.286 Palavras (14 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

R2 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Educação e Relações Étnico-Raciais

SÃO PAULO

2018

R2 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Alessandra Terra Steganha RA 219324190

Camila Vasquez Medina RA 285877264

Sandra Helena Andrade Monaco RA 69117445

Educação e Relações Étnico-Raciais

[pic 2]

SÃO PAULO

2018

Sumário

Introdução        4

1. Educação das Relações étnico-raciais, seu sentido histórico........................................................ 6

2. Introdução da Lei 10.639/03 – Formação Docente e Trabalho..................................................... 9

3. Conclusão.................................................................................................................................... 11

Referências bibliográficas         12

Introdução.

        Presenciamos, ao longo dos últimos 10 anos, em todas as regiões do nossos país, onde foi feito um grande esforço da pesquisa acadêmica e da pratica de ensino para desenvolver alguns estudos para propor ações pedagógicas para relação entre relações étnico-raciais e educação para que fosse revisto , a formação da identidade brasileira e ao quadro de desigualdade histórica   enfrentado, onde negros ficam em condições de desvantagem no acesso a direitos básicos e onde se destaca principalmente no mercado de trabalho e educação.

        Das iniciativas propostas no passado, 10 anos, onde é projetado um conjunto de ações para o nosso presente, foi feito a aprovação da Lei 10.639/2003 onde altera a Lei de Diretrizes de Bases da Educação nacional vigente, onde as escolas de educação básica brasileiras tanto publica quanto privadas tiveram que obrigatoriamente incorporar no ensino a historia do continente africano e das culturas afro – brasileiras em seus currículos. Essa modificação na Lei , resume as mobilizações históricas feitas pelo Movimento Social Negro, principalmente no período das lutas sociais da redemocratização do país, no final da década de 70.

        Essa modificação é considerada tão inédita no contexto das Américas que Carlos Moore (2007)assim se expressa:

Se aplicada com o requerido vigor e rigor, essa

medida poderia ter um impacto permanente

nas consciências das gerações vindouras. A

implementação dessa Lei pioneira abriu uma nova

porta para a sociedade inteira reavaliar as bases

da fundação do Brasil, como entidade histórica

nos tempos modernos, e reconsiderar as relações

étnico-raciais nele travadas. Desse modo, poder-se-ia

enxergar a Nação brasileira por meio da experiência

da população que conforma hoje a metade do País,

e não somente, como até então vinha acontecendo,

por meio da experiência da população brasileira de

origem européia (MOORE, 2007, p. 27).

        Em destaque na formação de professores em relações étnico-raciais conforme a Lei destacada, se vê a importância do Movimento Social Negro brasileiro para a sociedade no contexto de redemocratização do país, assim é reconhecido no desenvolvimento das ações pelo movimento social , a fonte dos direitos, conforme a doutrina jurídica. Isso tudo é muito importante do ponto de vista onde reflita-se como se expressa essa demanda, que esta caminhando para o ensino superior e para que seja reconhecido e legitimado para a Pós-Graduação e para os campos de pesquisas educacionais.

        Tem-se uma reflexão sobre os desafios para a formação de professores, onde entendimento da Lei tem se colocado em atividades pedagógicas criticas. Estuda-se as dificuldades de alguns alunos, principalmente na área de pedagogia, onde a intenção é que se compreenda que as relações vivenciadas na escola, seja ela de trabalho, tem um informativo que apresenta um conteúdo de dificuldades dos professores a se formarem e suas atividades.

 1 Educação das relações étnico-raciais, seu sentido histórico.

        Muitos países tem desenvolvido uma série de iniciativas para desenvolver essa temática no Brasil, existem varias discussões, debates e produções para que seja promovido encontros para que seja visto a nossa herança africana, assim podemos todos saber de sua formação.

        No entanto, compreendendo o alcance das iniciativas incorporadas no campo das políticas publicas e seu significado, sendo reconhecido pela população negra como pessoa sócio – político – cultural, vemos em varias fases da historia que existem varias formas de manifestação de protestos contra o racismo em suas diversas formas de manifestação.

        A afirmação acima citada pode ser expressa com um movimento de pressão política no qual se diz que o país deixara para trás o longo ciclo da ditadura militar de nossa historia, onde os arranjos políticos – institucionais consideravam a urgência de uma nova republica, Sarney como presidente foi confrontado por varias demandas sociais que eram contidas violentamente pela ditadura militar, que após o termino adquiriram visibilidade com os novos políticos, essas demandas foram apresentadas em vários debates onde foi elaborada a nova constituição.

        Então, reuniram-se em Brasília , junto ao ministério de educação e cultura , pessoas de entidades do Movimento Social Negro, onde assinaram junto com o então ministro da educação um “protocolo de intenções”onde além do combate ao racismo inclui o tema História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares onde farão parte da formação da escola básica. Em comparação , foi um ato político de grande relevância onde o Movimento Social Negro expressa que a abordagem do tema é de responsabilidade de todos , não podendo ser tratado apenas em espaços reservados , restritos de formação, onde só se tem entidades de Movimento Negro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (237.7 Kb)   docx (391 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com