A EDUCAÇÃO AMBIENTAL - RESÍDUOS SÓLIDOS
Por: Sara12luisa • 8/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.126 Palavras (5 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
Maria angélica branco teles
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - RESÍDUOS SÓLIDOS
[pic 3]
Wenceslau Braz
2014
MARIA ANGÉLICA BRANCO TELES
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - RESÍDUOS SÓLIDOS
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino da Matematica na Educação Infantil; Ensino de Arte e Musica; Seminario V; Estagio Curricular Obrigatorio: Gestão
Profs: Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio, Laura Cava, Raquel Franco.
Wenceslau Braz
2014
1 INTRODUÇÃO
Com o aumento do consumo da população mundial, a produção de resíduos sólidos tomou uma proporção enorme e caso de preocupação, pois na maioria das vezes esse lixo acaba prejudicando o meio ambiente.
O lixo, por sua vez, vem a ser um dos principais causadores do impacto ambiental, pois a produção do mesmo ocorre de maneira desordenada e muitas pessoas acabam depositando o lixo em lugares abertos, causando prejuízo para a natureza.
Este projeto, portanto, tem como objetivo mostrar as crianças que todos os seres humanos produzem lixo, tornando possível melhorar essa situação utilizando os resíduos, gerados em suas casas, para a reciclagem, podendo ser transformados em jogos e brinquedos educativos.
A educação ambiental é uma questão bem estabelecida que enfatiza a relação dos homens com o ambiente natural, as formas de conservá-lo, preservá-lo e de administrar seus recursos adequadamente (NARCIZO, 2009. p. 2 apud UNESCO, 2005. p.44).
No entanto, esta educação precisa ser ensinada para as crianças, desde a mais tenra idade, pois somente com a conscientização desde pequenos, pode-se diminuir o problema do lixo jogado no meio ambiente.
2 JUSTIFICATIVA
Sendo a produção de resíduos sólidos uma preocupação que vem tirando o sono de muitos ambientalistas, a reciclagem torna-se uma aliada para que diminua as toneladas de lixo produzidas diariamente no mundo.
Para que a reciclagem aconteça, a separação do lixo costuma ser dividida em: lixo orgânico e materiais reaproveitáveis. Há, no entanto, outros tipos de resíduos, como os hospitalares, industrial, agrícolas, entre outros, no entanto, vamos nos ater nos materiais reaproveitáveis.
Segundo Silva (2007)
O lixo é um elemento presente na vida de qualquer pessoa, sendo um ótimo tema a ser trabalhado com os alunos, de forma interdisciplinar, objetivando a conscientização e a mudança de atitudes dentro e fora da sala de aula. Assim, a educação ambiental na escola assume um papel preponderante para a formação do sujeito e sua inserção social, propiciando-lhe um agir com consciência e atitude perante os problemas do meio ambiente. (SILVA,2007, p. 11)
Dentro deste aspecto a Educação Ambiental na escola é de suma importância, no intuito de desde cedo sensibilizar as crianças sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente, contribuindo, dessa forma para a construção de uma sociedade que se preocupa com a preservação da natureza e ao mesmo tempo proporcionar um aprendizado significativo.
Na Educação Infantil a Educação Ambiental deve ser trabalhada a partir de metodologias que venham de encontro com a realidade das crianças, de fatos que acontecem no dia a dia de cada uma delas, de como é tratada a questão do lixo em casa, se separam para reciclagem, entre outros.
Nessa perspectiva, este projeto visa apresentar para as crianças alguns brinquedos e jogos confeccionados com materiais que muitas vezes são jogados no lixo e, principalmente, mostrar que a reciclagem e o reaproveitamento de materiais que seriam descartados no lixo podem se transformar em brinquedos interessantes.
De acordo com Marodin e Morais (2004)
Através da reciclagem, o lixo passa a ser visto de outra maneira, não como um final, mas como o início de um ciclo em que podemos preservar o meio ambiente, a participação consciente e a transformação de hábitos (MARODIN E MORAIS, 2004, p.3).
Olhando pelo aspecto da mudança de hábitos, esse projeto visa não somente apresentar e confeccionar brinquedos com materiais recicláveis com as crianças, mas acima de tudo, leva-los desde pequenos a pensarem de forma diferente sobre o tema lixo e o que fazer com ele.
Em relação ao desenvolvimento deste projeto, se deu através das disciplinas deste semestre que muito contribuíram para a realização do mesmo, dando-nos suporte para a elaboração do mesmo e a conscientização da importância do tema abordado.
3 OBJETIVOS
- Explicar as crianças que todos os seres humanos produzem lixo;
- Levar os alunos da Educação Infantil a compreensão do que vem a ser a reciclagem;
- Mostrar como muitos resíduos sólidos podem ser transformados em jogos e brinquedos educativos.
4 METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido numa Escola de Educação Infantil, e terá como foco a reciclagem, dentro do tema resíduos sólidos. Em um primeiro momento, após a apresentação, será feita uma roda com as crianças sentadas para que haja um diálogo com as mesmas, perguntando a elas sobre o que é feito com o lixo produzido na casa de cada um, se as mães separam o lixo, ou se jogam tudo numa mesma lixeira, se já ouviram falar sobre reciclagem, entre outros questionamentos para entendermos a realidade de cada um.
...