A ESCOLA COMO UM ESPAÇO FORMADOR DE LEITORES
Por: jorgelz • 11/9/2017 • Artigo • 700 Palavras (3 Páginas) • 369 Visualizações
A ESCOLA COMO UM ESPAÇO FORMADOR DE LEITORES
UMA PRÁTICA NA EMEF FRANÇA
Benedito Orival Tavares Neto
Elenir Gonçalves Ferreira
Laiz Corrêa Tavares
Thiago da Gama Ribeiro
Prof.ª Orientadora: Elisângela Barbosa Marques
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 1054)
07/07/2017
- INTRODUÇÃO
Para a realização deste estudo girou em torno da área de concentração: Metodologia de Ensino, tendo como tema: “A Escola como um Espaço Formador de Leitores”. O estudo foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental de França, localizada no Município de Oeiras do Pará.
A Leitura tornou-se para a humanidade o elemento principal para desenvolver uma comunicação de qualidade. Destaca-se que é na Escola que a pessoa terá o seu primeiro, em alguns casos o único, contato com Leitura. Nesse caso, a Escola torna-se o principal responsável pela formação de leitores, utilizando-se de material amplo e adequado para que os alunos possam desenvolver gosto pela Leitura, desenvolvendo, assim, seu intelecto e capacidade de comunicação.
Sendo assim, é urgente que a Escola e os profissionais docentes, sobretudo os professores das séries iniciais revisem suas abordagens para a prática da Leitura dinamizando métodos e observando as múltiplas inteligências atribuindo a cada aluno, leituras prazerosas e informativas de acordo com sua capacidade e interesse, incluindo-os, assim, na sociedade.
Este estudo teve como objetivos: Ampliar o vocabulário, as experiências da leitura com o grupo ou individualmente; Despertar o gosto pela leitura, através de aulas diferenciadas formando estudante mais crítico, coerente e com maior facilidade de interpretação; e Identificar as diferentes formas de comunicar e viajar através da leitura.
- REVISÃO DA LITERATURA
É papel da escola, compreender que não se formam leitores sem planejamento de ações conjuntas no ambiente escolar, utilizando-se de todos os recursos materiais e humanos, visando à promoção da leitura. É preciso entender que não existe fórmula mágica para isso, mas que o resultado só virá caso haja planejamento de ações objetivas, aplicação de planejamentos e continuidade no processo e na formação de grandes leitores.
Em relação ao ambiente escolar com a leitura, LAJOLO (2008) destaca “a escola como principal motivadora da leitura, pois pertence a ela a responsabilidade pela formação leitora dos alunos”.
A escola tem como meta levar o aluno à leitura, embora dificilmente haja discussão ampla entre os pares a respeito desse assunto, na construção de seu plano educacional. Nesse sentido, para formar leitor na escola, antes de tudo, é necessário que o projeto pedagógico que da sustentação ao ensino escolar tenha objetivos explícitos em relação à leitura em seu âmbito, ou seja, de modo que a equipe pedagógica, previamente, tenha estabelecido quais serão as estratégias para atingir a meta almejada.
...