A ESCOLA TRADICIONAL COMO FONTE DO DESINTERESSE DO ALUNO PÓS MODERNO
Por: Mariane Cosmo Cardoso • 22/3/2017 • Seminário • 9.043 Palavras (37 Páginas) • 705 Visualizações
CENTRO EDUCACIONAL SESI 414 – VILA LEOPOLDINA
MARIANE COSMO CARDOSO
A ESCOLA TRADICIONAL COMO FONTE DO DESINTERESSE DO ALUNO PÓS MODERNO
SÃO PAULO
2015
MARIANE COSMO CARDOSO
A ESCOLA TRADICIONAL COMO FONTE DO DESINTERESSE DO ALUNO PÓS MODERNO
Trabalho de Monografia apresentado para a obtenção do título de Ensino Médio Completo pelo Centro Educacional SESI 414 – Vila Leopoldina, sob orientação da professora Mariana Dudena.
SÃO PAULO
2015
Aos meus pais, que se dedicam e fazem o possível para que eu possa me tornar uma pessoa melhor;
À minha família, que nesta e outras tantas caminhadas sempre me apoiaram.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a minha família, por ter me dado todo o suporte quando mais precisei, principalmente ao meus pais, por todo o esforço dedicado a mim, para que um dia eu pudesse chegar aqui, e vá ainda mais longe.
Agradeço também aos professores, pela paciência ao me instruir, mesmo quando não merecia ou por te explicado a mesma questão pela quinta vez, pelo carinho, que apesar de todas as condições desfavoráveis, faziam questão de mostrar o verdadeiro significado de ser professor, ensinando e transmitindo sua paixão pelo saber, e pela atenção especial a qual eles dedicaram a mim, estando sempre dispostos a se adaptar aos meus horários e atividades extracurriculares, mesmo quando abusivas, tornado assim, possível a conclusão desta etapa de minha vida.
A instituição de ensino do SESI Vila Leopoldina e todos os seus organizadores, em especial a coordenadora Luciana Kogan, que apesar de receberem ordens sobre os métodos de ensino, se importam mais com a formação do indivíduo do que com sua formação para o mercado de trabalho, e diferentemente de outras escolas, transformam os jovens que lá estudam em cidadãos críticos e efetivos na sociedade, assim como eu.
“Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou. ”
Albert Einstein
“É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.”
Immanuel Kant
RESUMO
Este trabalho tem como foco principal analisar o desinteresse do aluno em seus estudos nos tempos atuais. Busca entender os principais motivos para que ocorra este fenômeno através de pesquisas, observação e experiências próprias, analisando o contexto histórico social da educação no mundo, mas principalmente no Brasil. Assim sendo, apontar a escola tradicional como principal alicerce para a desmotivação do estudante e apresentar os novos métodos de ensino emergentes que buscam aprimorar não somente a transmissão do conhecimento, mas todos outros aspectos do jovem estudante.
Palavras chaves: Educação – Desinteresse – Escola Tradicional – Escolas Alternativas.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 08
1 A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO 09
- De história da pedagogia para história da educação 09
- A educação no mundo 10
- A educação no Brasil 12
2. A FALENCIA DA EDUCAÇÃO 25
2.1 O método educacional brasileiro 25
3. O ESTUDANTE NOS TEMPOS ATUAIS 28
3.1 A realidade do estudante 29
4. OS NOVOS MODELOS EDUCACIONAIS E SUAS PROPOSTAS 32
CONCLUSÃO 37
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 38
INTRODUÇÃO
“Eu tenho que ir para a escola? ”, “A escola é chata”, ou “Eu odeio a escola”, são frases usuais ouvidas por quem tem entes próximos na fase escolar. Afirmar que hoje o aluno não se interessa em ir para a escola é fato, e comprovado, cerca de 1/3 dos alunos brasileiros não terminam o ensino médio. Mas o que isso quer dizer? Bem, isto significa simploriamente que, em algum momento, a escola parou de fazer sentido na vida de um estudante
Entender a raiz do problema para que assim sejam tomadas soluções eficazes é fundamental. Através da história da educação poderemos entender o modelo de ensino regente no país, para que assim possamos relacionar este modelo as reais causas desta problemática, sem excluir também um estudo dos aspectos da realidade do estudante contemporâneo. Assim, descobrir o que de fato causa o desinteresse do aluno e procurar as melhores opções existentes que fogem do modelo tradicional e buscam uma qualidade de ensino totalmente alternativo e que se adapta as necessidades do indivíduo do século XXI
CAPÍTULO 1: A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO
CAPÍTULO 1.1: DE HISTÓRIA DA PEDAGOGIA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Primeiramente, ao falar da história da educação é necessário levar em conta que a complexidade e a maleabilidade do assunto, compreender a existência de tal aspecto, revolucionou o método de pesquisa histórico-educativa nos últimos 40 anos, passando de “história da pedagogia” para “história da educação”.
Antes disso, a história da pedagogia era traçada através de ideologias e teorias, sobretudo filosóficas, de forma linear e continua, muitas vezes distantes da realidade, diferenciados apenas pela classe social, sexo e idade. Entretanto, esse modo de pensar foi substituído, deixando de ser apenas a história das ideias pedagógicas para estudar as propriedades mais concretas da educação, tais como os problemas educativos enfrentados em cada sociedade.
...