A EVASÃO ESCOLAR
Por: Digo123 • 20/4/2018 • Relatório de pesquisa • 854 Palavras (4 Páginas) • 946 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Agnaldo dos Santos Teixeira
Rodrigo Silva de Oliveira
EVASÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE CAETANOS – BA.
Rosicléia Oliveira Reis
Caetanos – BA.
2017
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Agnaldo dos Santos Teixeira
Rodrigo Silva de Oliveira
EVASÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE CAETANOS – BA.
Trabalho final de conclusão do Curso de Competências Básicas no âmbito do Programa Formação pela Escola.
Rosicléia Oliveira Reis
Caetanos – BA.
2017
INTRODUÇÃO
A evasão e o abandono dos alunos nos diferentes anos escolares é tema recorrente de discussões acerca da eficácia da educação pública no Brasil. Este trabalho propõe um estudo sobre o abandono escolar nas quatro fases da Educação Básica: Pré Escolar, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O trabalho citará os prováveis motivos para a desistência dos alunos no ensino básico, destacando os índices sofridos ao longo de uma década.
A consequência de desistir. Evasão Escolar
A questão da evasão escolar é uma problemática que esta ocorrendo cada vez mais nas escolas do município de Caetanos. Principalmente, nas escolas do Campo. E isso, é um fator prejudicial na vida dos alunos e, consequentemente, um transtorno para a família e seu respectivo município.
Na maioria das vezes, esse fator ocorre no ensino fundamental II e ensino médio, por diversos motivos, como por exemplo; a condição financeira do aluno, onde o mesmo tem que trabalhar e ajudar a família, e o cansaço acaba atrapalhando, tendo como segundo motivo, a falta de interesse de alguns pelo ensino, outros, pelo simples fato de ser afetado até mesmo pela crise financeira e acabam opinando até mesmo pela colheita de café. Esse foto ocorre uma vez a cada ano, num período de três a quatro meses consecutivo, em várias regiões do município da nossa cidade, entre outros fatores.
Vale ressaltar que o professor tem o papel de estimular o aluno a não desistir, propor atividades que chame a atenção do aluno, ou seja, onde ele crie interesse e não desista de estudar. A escola por si, tem seu papel de mostrar as dependências e decadências de jovens e adolescentes vítimas desse episódio.
Importante também destacar que quando o aluno desiste de estudar, ele enfrenta diversas dificuldades, pois hoje em dia o mercado de trabalho é muito competitivo, ou seja, tem maior possibilidade quem tem um nível de conhecimento mais amplo.
Portanto, a escola deve buscar a incentivar o aluno a não deixar de estudar, trabalhando juntamente com a família para que não haja a evasão escolar. Vejamos no gráfico abaixo o comparativo de evasões nos anos de 2006 e 2016 em vários níveis escolares:
...