A Educação Previdenciária
Por: Matheus Nogueira • 22/5/2017 • Ensaio • 251 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
É de extrema importância que a população brasileira (governo, Estado, sociedade... sem distinções) tomem consciência e medidas eficazes no que se refere a educação econômica e financeira, noções básicas de direito, analise politica, processo de formação histórico da economia brasileira e educação previdenciária. Uma abordagem didática, simplificada, sem jargões e professores bem-preparados são fundamentais para a eficácia do projeto. A ideia principal seria oferecer uma base teórica e prática do método de funcionamento da macroeconomia, decisões legislativas... e que todos possam argumentar e se posicionar em casos de crise política e econômica.
O tema seria abordado tanto no ensino fundamental e ao longo do desenvolvimento escolar, sempre buscando incentivos ao conciliar teoria, prática e métodos pedagógicos adeqeuados. O objetivo não seria ensinar o aluno a ficar mais rico ou investir em Bolsa de Valores. Mas sim, desenvolver já na juventude pensamento crítico, consciência social, cultural, politica e econômica. A Psicologia, História, Filosofia, Sociologia, Matemática, Geografia e diversas outras áreas de estudos seriam beneficiadas com tal conciliação.
Taxa Selix, Taxa de Inflação, PIB nominal e real, recessão econômica, crise politica, taxa de desemprego, reforma previdenciária, reformas politicas, entendimento de uma pirâmide etária, métodos contraceptivos.... sem tais conceitos em mente torna-se mais complicado o entendimento adequado do cenário Brasileiro, não só no curto prazo, mas principalmente no que tange a politicas de longo prazo, como infraestrutura, incentivo ao estudo, redução da desigualdade social, redução dos crimes de corrupção. E consequentemente, a população seria beneficiada de forma imensurável. É uma questão que merece ser considerada.
...