TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação a Distancia Chegou no Brasil

Por:   •  8/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

A educação a distancia chegou no Brasil após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), que passou a exigir a formação e a capacitação dos professores, logo como o avanço tecnológicos e a informatização e as políticas públicas criadas pelos governo alavancou a expansão da educação EaD.

No ano 2000 é formada a UniRede, Rede de Educação Superior a Distância, consórcio que reúne atualmente 70 instituições públicas do Brasil comprometidas na democratização do acesso à educação de qualidade, por meio da Educação a Distância, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Mas somente no ano de 2006 entra em vigor o Decreto n° 5.773, de 09 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino, incluindo os da modalidade a distância.

À partir das ultimas décadas houve a necessidade das pessoas em se preparar profissionalmente e intelectualmente, porém as mesmas não tinham tempo para se dedicar aos estudos na modalidade presencial. Diante disso a EaD veio para transformar essa realidade.

A modalidade EaD nada mais é do que o aluno e professor interagindo sem estarem presente na mesma sala, segundo “Jean Piaget processo de aprendizagem, no qual o aluno é o foco e o professor possui papel secundário, pois apenas orienta o aluno que por sua vez escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades pessoais.”

Hoje no Brasil existem mais de duzentos cursos de formação EaD reconhecidos pelo MEC. Para o bom desenvolvimento do aluno a instituição deve ter qualificações especificas como profissionais bem qualificados, além de boa estruturação de suas grades curriculares, bibliotecas, canais de comunicação, salas de aula virtual, a fim de atender os interesses do público, sanar suas dificuldades, dando condições de boa formação, com níveis de exigência que os faça cursar de forma séria e comprometida.

A Educação a Distância, no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o ensinante e o aprendente estão separados (no tempo ou no espaço). No sentido que a expressão assume hoje, enfatizam-se mais a distância no espaço e propõe-se que ela seja contornada através do uso de tecnologias de telecomunicação e de transmissão de dados, voz e imagens (incluindo dinâmicas, isto é, televisão ou vídeo). Não é preciso ressaltar que todas essas tecnologias, hoje, convergem para o computador.

De um contexto geral a EaD é o modo mais democrático de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação consegue levar o ensino nos lugares mais remotos, e consegue atingir um grande número de pessoas ao mesmo tempo, ainda proporcionando a liberdade quanto aos horários que na modalidade presencial seria impossível de acontecer.

No Brasil ainda estamos longe de atingir uma singularidade quanto as modalidade presencial e EaD pois mesmo os cursos a distancias terem o reconhecimento do MEC e valerem tanto quanto os presenciais ainda existe preconceito.

Diante disso podemos conceituar a educação a distancia como a democratização do ambiente educacional oferecendo oportunidades de ensino que jamais seriam alcançados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com