A Educação na Noruega
Por: biacorrea8 • 1/5/2019 • Trabalho acadêmico • 665 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
Considerada uma das melhores do mundo a educação Norueguesa é predominantemente pública, onde a maioria das escolas e universidades são gerenciadas pelo Estado, sendo gratuita em todos os níveis, sendo assim visando a integração de todos as crianças à escola, independentes da suas condições. A educação norueguesa baseia-se em valores, onde os cidadãos são educados não somente para o mercado de trabalho ou para entrar em uma universidades mas também para atuarem no seu dia-a-dia como cidadãos de bem.
Igualdade e justiça são fatores predominantes na educação norueguês, tendo assim 3 sentidos: o primeiro sendo igual acesso ao sistema educacional, sendo compreendido justiça como responsabilidade do sistema de distribuir recursos financeiros de forma que todos tenham oportunidades iguais, o segundo tem relação a igualdade em nível individual que corresponde as diferenças dos alunos trazendo assim a necessidade de atendimento individual para atender habilidades individuais de habilidade e o terceiro decorre da equidade no âmbito do grupo.
Esse tipo de ideologia deu lugar a um sistema educacional amplo, mas também um sistema público de bem-estar social, garantindo ajuda em fases difíceis da vida, incluindo nesse sistema também oportunidades de emprego e diminuição da desigualdade em termos de rena e gênero, seguindo fortes tradições ideológicas de enfatizar o papel das instituições educacionais na criação da sociedade.
Um fator de estrema importância na educação norueguesa é o incentivo à pesquisa, literaturas, ciências e tecnologia, assim formando diversos grupos de pesquisas tanto na escola e universidades como nas empresas. Por tanto é através da interação educação-pesquisa que os cidadãos aprendem muito mais do que conteúdos escolares, aprendendo também atuar em sua profissão e compreendendo seu papel no mundo, aprendendo também a como utilizar recursos naturais.
O sistema educacional é dividido em 3 fases onde a primeira seria o ensino fundamental, que é obrigatório a todas as crianças com duração de 13 anos, onde tem o objetivo de que os jovens adquiram habilidades como habilidades fundamentais, conhecimentos, cultura e valores comuns, ao final desse período recebendo um diploma para caso ainda queiram estudar
O segundo é o ensino médio que é voluntário e uma das virtudes mais importante desse sistema é ensinar somente o que é necessário aprender, não perdendo tempo com assuntos sem relevância para o futuro do indivíduo, assim o ensino nas escolas se dividem em 2 vias: o primeiro que visa o ingresso do aluno no ensino superior, priorizando temas teóricos e o segundo visa aprendizagem práticas para o aluno, para que assim já possa ingressar no mercado de trabalho. A terceira e ultima fase que é o ensino superior é oferecido gratuitamente.
Fica também sobre responsabilidade da escola educar as crianças não somente para serem bons funcionários, mas também para que exerçam papel ativo na sociedade democrática, ou seja a escola tem que trabalhar com objetivo de promover a equidade e justiça social, assim criando uma sociedade mais ampla, enfatizando a importância da inserção de noções básicas nos primeiros anos da infância.
Com tudo, desde de 1980 a descentralização tem sido um estratégia de reforma do setor público e para melhoria na qualidade, a Noruega em vista de outros países tem
...