A Educação no Iluminismo - Rousseau
Por: Elton Queiroz • 26/5/2016 • Relatório de pesquisa • 676 Palavras (3 Páginas) • 961 Visualizações
A Educação no iluminismo
Rousseau e a formação do homem
- Por que o séc. XVIII, chamado de “séc. das luzes”, também deve ser considerado como “séc. da Educação”?
O século das luzes, concede à pedagogia um papel primordial: se a educação é um processo que se realiza no plano temporal a partir de um grau zero de consciência psicológica e moral, se a condição humana revela-se como uma tabula rasa, é possível pensar o ato de educar como projeto capaz de promover a “formação” do homem. Ao lado disso, urge salientar que o séc XVIIIm, como mostra Ernst Cassirer, é profundamente marcado”pela ideia de progresso intelectual” pelo entusiasmo quanto à possibilidade de aperfeiçoamento da razão e, por isso mesmo, pela crença de que é possível modificar a humanidade, formando um homem novo a parti da intauração de uma sociedade dirigida pelas luzes. Assim, não constitui exagero afirma que este séc., “ o séc. da filosofia por excelência”, como afrima D’Alembert(1717-1783), deve ser considerado também o séc. da educação. Qualquer critica ou projeto de reforma da vida social e política não poderia se furtar a uma tomada de posição acerca das possibilidades e fins de educação. A confiança depositada pelo iluministas na educação é sustentada por uma posição acerca da natureza humana que se presta ao ato de educar na medida em que se deixa dirigir e se forma.
- Qual a concepção de homem proposta pelo iluminismo?
Com o iluminismo há o enaltecimento do espírito humano, com ênfase na racionalização humana, e enaltecimento da liberdade e da dignidade, com uma nova formação de homem com característica de ser livre, autônomo, o qual se orienta pela razão humana esclarecida. Neste cenário o homem é novo objeto de estudo, sendo que a massa de conhecimentos adquiridos deve ser colocada a serviço do seu bem estar. A nova idéia reguladora é o progresso.
- Qual a concepção de homem do romantismo?
O homem enquanto ser físico é movido pelo impulso sensível, cujo determinado pela sensação, determina uma unidade passiva, receptora de sensações, quanto maior contato, maior será o numero de percepções. Quando o homem é limitado a esse impulso torna-se escravo. Para ocorrer á libertação é necessário o concurso de um segundo impulso, o formal, originário da natureza humana racional, que nos permite abarcar o mundo . compreendendo e assim, afirma a personalidade e autonomia.
- Quais as concepções originais de Rousseau(concepção de educação) que permitem considerá-lo o “pai da pedagogia moderna”?
Publicado em 1762, o Emilio ou da educação constituiu importante capitulo na historia da idéias educacionais e a seu autor, Jean-Jaques Rousseau, é atribuída a condição de “pai da pedagogia moderna”. A razão disso deve ser tributada a original contribuição de Rousseau ao debate pedagógico de séc. XVIII, dentre elas, a valorização da infância como uma das etapasa do processo de formação.
- Qual a concepção de homem Rousseau?
É possível perceber que a opção pela educação domestica prende-se a necessidade de “preservas” Emilio da corrupção. É a educação dirigida do “interior para o exterior”, capaz de transformar o homem naturalmente bom gerando o homem virtuoso. Formado de acordo com a ordem natural, onde todos são iguais e livres, usa condições será a de homem, e quer que seja bem educado para tal condição não pode preencher mal as outras relacionadas com ela. Sendo bem formado, estará apto a viver na sociedade degenerado em se deixar corromper por seus vícios.
...