A Educações: Aprender com o índio
Por: Rodrigoflor • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 272 Visualizações
LICENCIATURA EM QUÍMICA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
ALUNO: RODRIGO ZUCATTI OLIVEIRA
RA: 1774921
POLO GAMA – DF 2017
SUMÁRIO
1. Introdução____________________________________________3
2. Reflexões dos Treze Textos______________________________3
2.1. Educação? Educações: aprender com o índio______________3
2.2. O fax do Nirso________________________________________3
2.3. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)______3
2.4. Uma pescaria inesquecível______________________________3
2.5. A Folha Amassada_____________________________________3
2.6. A Lição dos Gansos____________________________________4
2.7. Assembleia na Carpintaria_______________________________4
2.8. Colheres de Cabo Comprido_____________________________4
2.9. Faça parte dos 5%_____________________________________4
2.10. O Homem e o Mundo__________________________________5
2.11. Professores Reflexivos_________________________________5
2.12. Um Sonho Impossível?_________________________________5
2.13. Pipocas da Vida_______________________________________5
3. Referencias_____________________________________________6
2. Reflexões dos Treze Textos
2.1.“Educação? Educações: aprender com o índio”
- É notório que ninguém escapa da educação, sendo em casa, escola ou religião; é certo afirmarmos que em cada lugar tem uma forma de educar, e sempre estamos em processo de aprendizagem.
Vimos no texto que após o tratado de paz, foram enviados alguns jovens índios para serem “educados” não respeitando a cultura nem o meio onde vivem, nesse contexto índio/Estados Unidos não existe o certo ou errado na educação, mas sim o desejo de impor a maneira que cada um educa seus povos.
2.2.“O fax do Nirso”
- A educação é um ponto fundamental para o crescimento profissional, ético, político e social. Nessa situação vimos que a empresa visa somente lucros, e não contribui com o desenvolvimento dos seus funcionários, sabemos que a educação não evolui juntamente com os outros elementos da sociedade, mas as empresas têm por obrigação social de direcionar e contribuir com a educação.
2.3.“A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) ”
- A educação no ambiente escolar abre um caminho vasto para o saber, não como verdade absoluta, mas da asas para que o indivíduo consiga voar e traçar seu próprio caminho em busca de suas verdades. Por isso é importante que haja a inclusão família/ escola para debater as necessidades individual de cada aluno.
2.4.“Uma pescaria inesquecível”
- É cômodo para os Governantes que não se trabalhe a ética no ambiente escolar, vendo que os mesmos se favorecem pela falta dela. Debatendo com alguns educadores vimos que se exclui a responsabilidade de ensinar e debater a ética com a desculpa de que será sempre responsabilidade de pais/responsáveis; uma das questões mais importante para o convívio em sociedade banalizado por puro egoísmo, sabemos que o futuro do nosso país são as crianças, não educa-las nos prova quão atrasados estamos.
2.5.“A Folha Amassada”
- Algumas ações mesmo que involuntárias fazem parte do instinto natural humano, por sermos racionais nos diferenciamos das demais espécies. O alto controle, a paciência e o dom de nos colarmos no lugar do outro nos dar o poder de viver melhor não nas margens da sociedade, mas dentro dela, por hora o Educador convive mais com seus alunos do que com a própria família, essa se torna uma oportunidade rica de aprender e dividir toda a nossa sabedoria como pessoa e não só como professor.
2.6.“A Lição dos Gansos”
- Importante pensarmos no texto dos gansos, vivemos numa comunidade e precisamos uns dos outros. Nas diversas situações do dia a dia, “Duas cabeças pensam melhor que uma”, imagine várias pensando junto. É necessário que se trabalhe em equipe no ambiente escolar para o melhor desenvolvimento dos alunos.
2.7.“Assembleia na Carpintaria”
- Muitas vezes julgamos os outros pelos seus defeitos, mas não vemos os nossos. Defeitos e qualidades são necessários para a formação social humana e de caráter, sem os nossos defeitos não seriam claras todas as nossas qualidades “É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades é para os sábios. ”
2.8.“Colheres de Cabo Comprido”
- Ser educador é um dom e amor ao próximo, não podemos apenas educar temos que dividir nossa sabedoria com o intuito de formar futuros cidadãos de bem. Trabalhar em equipe consiste em várias pessoas no exercício de alguma atividade pensando juntas.
2.9.“Faça parte dos 5%”
- Sabemos que em grupos, sempre tens pessoas que se destacam mais que os outros, não podemos definir quantos são bons ou ruins, mas podemos fazer a nossa parte da melhor maneira. Algumas pessoas possuem facilidades em suas atividades, mas não implica em quem não tem de se esforçar e alcançar bons resultados. Assim não é certo falar que numa sala de aula só 5% dos alunos vão se sair bem, e assim quem tiver força de vontade e se empenhar terá a chance do sucesso, dessa forma todos que se esforcem poderão ficar entre os melhores.
2.10.“O Homem e o Mundo”
- O futuro são as crianças de hoje, quando nos tornamos adultos enxergamos tudo de uma forma técnica e objetiva, e as crianças com a sua ingenuidade nos permite enxergar o mundo de outra forma. O mundo continua o mesmo a natureza se renova e se adapta a cada dia, não conseguiremos sozinhos e nem iremos mudar o mundo se não mudarmos nós mesmos, então precisamos estar receptivos a visão de outras pessoas, sejam alunos ou filhos. Assim podemos encontrar respostas mais fáceis e alcançar nossos objetivos.
2.11.“Professores Reflexivos”
- As vezes criamos grandes expectativas que não são correspondidas, mas devemos entender que a frustração faz parte da vida e que cada ambiente existe sua forma de socialização e que em alguns momentos somos obrigados a nos adaptar. Não vejo isso de forma negativa, vejo como forma de aprendizagem assim como a professora citou no texto por ter sido pouco acolhida é uma forma de ver com outros olhos lugares onde não me encaixo.
2.12.“Um Sonho Impossível”
- A desigualdade social existe e faz seus reféns, devemos atentar no relacionamento com todas as classes sociais sejam altas, medias ou baixas. Não deixar que a frustação da desigualdade social abale a meta do educador.
2.13.“Pipocas da Vida”
- No decorrer da vida enfrentamos muitas dificuldades, isso nos molda para entendermos que a vida é feita de escolhas, e no decorrer da minha profissão vou ter o prazer de presenciar vários milhos virando pipoca, passar pelo fogo pode dar medo mas vejo como uma necessidade humana um degrau para a conquista de sonhos e realizações.
3. Referencias
Livro Texto: Pratica de Ensino Introdução a Docência
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. p. 7-10. ALVES, R. A pipoca. In: O amor que acende a lua. Campinas: Papirus, 1999. p. 54-57.
...