A Educação Como Exercício da Diversidade
Por: naymagu • 1/6/2015 • Projeto de pesquisa • 5.581 Palavras (23 Páginas) • 252 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
Amanda Chaves Fonseca NUNES
Jéssica Nayara GONÇALVES
João Rinaldo MACHADO
Laura Ribeiro DOMINGOS
Maiara Eloá Dias GOMES
Projeto Integrador I
A Educação como exercício da Diversidade
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Campinas como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
.
Profª. Dra. Suselei Affonso
CAMPINAS
2015
RESUMO
Este projeto tem o objetivo de discutir a Educação Inclusiva e o trabalho com a diversidade. Para tanto, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual se propõe o desenvolvimento de uma proposta de trabalho a ser desenvolvida com crianças de Ensino Fundamental. Essa proposta visa mostrar a importância da aceitação de que todos nós somos diferentes, portanto, torna-se importante este projeto para a realização de um trabalho pedagógico que debata todas as diferenças culturais, sociais, raciais e físicas (necessidades especiais). Não temos o objetivo de colocar as diferenças em questão, menos ainda, ignorá-las. Pelo contrário, visamos perceber que as diversidades são características naturais de cada um. De resto, espera-se com esse projeto contribuir para a conscientização da inclusão e da diversidade no ambiente escolar.
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Ensino Fundamental; Diversidade.
ABSTRACT
This project aims to discuss Inclusive Education and work with diversity. For this, one starts with a literature search, which proposes the development of a proposal for work to be developed with children of elementary school. This proposal aims to show the importance of recognizing that we are all different , so it is important this project to carry out educational work to discuss all cultural, social, racial and physical (special needs) . We have the goal of putting the differences in question, much less ignore them. On the contrary, we aim to realize that the differences are natural features of each. It is hoped that this project contribute to the awareness of the school environment.
Keywords: Inclusive Education; Elementary School; Diversity.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
3. JUSTIFICATIVA
4. METODOLOGIA PARA O DESENVLVIMENTO DO PROJETO
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
6. RESULTADOS ESPERADOS
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
No contexto atual, a Educação Escolar tornou-se o principal meio para se promover uma transformação social ou ainda uma revolução cultural, e é claro, uma possível forma de dirimir as desigualdades sociais, fomentando a inclusão. Para tanto, a escola precisa se transformar, abarcar todos os alunos sem discriminações.
Vale ressaltar que pesquisadores[1], mormente, nas últimas décadas vêm defendendo outra perspectiva, a de não aceitar mais uma escola com o objetivo de selecionar ou excluir sujeitos, mas sim uma escola inclusiva com acesso e direitos iguais para todos.
Um dos grandes obstáculos para a Educação é garantir o direito a permanência na escola e o direito de não ser excluído do processo educacional. Assim, uma escola seletiva/excludente, ao marginalizar os indivíduos que nela ingressaram por força da universalização do acesso, impede o exercício de cidadania.
É precípuo destacar que a Educação Inclusiva deve se fundamentar segundo um processo à qual a sociedade se adapta para poder incluir em seu sistema todas as pessoas seja aquelas com necessidades especiais ou as consideradas como ‘normais’, preparando ambas para assumir seus papéis como cidadãos. Em suma, incluir na escola é garantir aos alunos ter voz e visibilidade, é torná-lo parte de algo, isto é, incluir é um sentimento de pertencimento. Ademais, é dar aos alunos exemplos de respeito mútuo, e, fomentar, com isso, a valorização e a luta contra preconceitos e exclusões sociais. É dar possibilidades aos alunos para que possam desenvolver sua autonomia intelectual e social.
Em vista disso, a escola, como lócus de formação intelectual e social, tem um papel importante na construção de identidade e da autonomia de cada criança. Destarte, iniciamos o projeto “Tudo bem ser diferente?”, no qual as crianças irão identificar suas diferenças, mas sempre enfatizando que “tudo bem ser diferente” e que seja na aparência física, na constituição familiar ou no comportamento, todos devem ser respeitados.
A intenção de debater esta problemática, ao analisar criticamente o assunto, é análoga aos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s (1997), as quais buscam desenvolver nos alunos, as capacidades de:
Conhecimentos compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais; perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente (BRASIL, 1997).
...