A Educação Sexual
Por: cassiafornari • 17/2/2018 • Monografia • 7.338 Palavras (30 Páginas) • 243 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SOROCABA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
CÁSSIA SOUSA FORNARI
EDUCAÇÃO SEXUAL
SOROCABA / SP
Dezembro / 2005
CÁSSIA SOUSA FORNARI
EDUCAÇÃO SEXUAL
Orientador (a): Profª. Ms. Denise Lemos Gomes
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do Diploma de Graduação em Pedagogia, da Universidade de Sorocaba.
SOROCABA / SP
Dezembro / 2005
CÁSSIA SOUSA FORNARI
EDUCAÇÃO SEXUAL
Trabalho aprovado como requisito parcial para obtenção do Diploma de Graduação em Pedagogia.
______________________________
Profª. Ms. Denise Lemos Gomes - Universidade de Sorocaba
______________________________
Profª. Ms. Ivete Fogaça César - Universidade de Sorocaba
Nota: __________
Sorocaba, 06 de Dezembro de 2005.
Dedico este trabalho aos meus pais e irmãos, que são a razão da minha vida, e que mesmo distantes estão torcendo pelo meu sucesso. Ao meu marido, meu eterno amor, que está sempre ao meu lado me ajudando, incentivando e amando. Aos meus queridos sogros, que me acolheram com tanto carinho, e aos amigos, sem exceções, que fazem, e sempre farão parte da minha história. A todos, muito obrigada.
Agradeço primeiramente a Deus pela vida e pela oportunidade de concretizar um sonho, aos meus pais por sempre cobrarem os estudos em primeiro lugar, e a minha querida orientadora e amiga Denise pela paciência e dedicação em todos os momentos.
RESUMO
O trabalho traz considerações importantes em relação a educação sexual nas escolas, tendo como meta se a mesma é ou não trabalhada no ensino fundamental. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo esta realizada com os professores de duas escolas, uma privada e uma municipal.
Para maior compreensão do tema, procuro descrever a trajetória da educação sexual no Brasil, partindo desde sua implantação até o surgimento de suas diretrizes educacionais para o ensino fundamental a partir da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Será abordada a questão do papel da escola e sociedade, uma vez que a educação sexual ainda aparece como um tema relacionado as diversas permissões e repressões sociais, mesmo sendo um assunto ligado diretamente ao cotidiano das pessoas.
Irei analisar a educação sexual na escola, suas dificuldades e preocupações, investimentos e preparo de seus profissionais. Sendo assim, através desta pesquisa, estaremos verificando se a educação sexual ocorre de uma forma positiva, procurando desenvolver um aluno que seja capaz de estar elaborando respostas para suas dúvidas, e se há necessidade de rever as práticas, concepções e posturas para trabalhar tal temática nas escolas.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 08
1 - A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL............................................................. 11
2 – O PAPEL DA ESCOLA E DA SOCIEDADE....................................................... 17
3 – EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA.................................................................. 20
3.1 – SEXUALIDADE E APRENDIZAGEM......................................................... 21
3.2 – ORIENTAÇÃO SEXUAL X EDUCAÇÃO SEXUAL.................................... 22
4 – ANÁLISE PESQUISA DE CAMPO..................................................................... 27
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 34
REFERÊNCIAS......................................................................................................... 36
ANEXOS................................................................................................................... 37
INTRODUÇÃO
Hoje podemos considerar a educação sexual como um tema importante na área educacional, uma vez que esta faz parte da vida dos seres humanos. A sexualidade, como foi verificado, não tem faixa etária definida para começar a ser desenvolvida, portanto, os interesses e inquietações devem ser encarados como normal uma vez que os veículos de comunicação social estão explorando constantemente as fantasias e desejos humanos, alterando a forma de pensar, como também nossa forma de ser, de agir e de interagir.
Desta forma, este trabalho trouxe considerações importantes em relação à educação sexual no ensino fundamental, estando apoiado em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Tendo como base o pensamento de diversos autores que descrevem a questão da educação sexual nas escolas. O trabalho aqui proposto teve como objetivo principal verificar se este tema é trabalhado nas escolas.
A intenção era analisar, se trabalhado, como este tema é abordado no ensino fundamental. O objetivo era verificar se estava sendo desenvolvido apenas através das apostilas de ciências e biologia, se era abordado ao ser trabalhado ou se não era feito da forma correta.
O primeiro capítulo buscou descrever a história da educação sexual desde a sua implantação. Tal estudo foi proposto pela constante busca para o combate de doenças. Havia também uma preocupação de estar preparando as mulheres para exercerem suas funções de esposa e mãe. A educação sexual ganhou impulso devido à implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais que tinham como objetivo oferecer diretrizes para a educação no ensino fundamental. A orientação sexual apareceu no currículo como tema transversal devendo ser discutida em todas as disciplinas.
...