A Educação a Distância
Por: rafaelaehudson • 6/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.598 Palavras (7 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Avaliação à Distância 1
Disciplina: Ciência e Educação 1
Coordenador: Erivaldo Pedrosa dos Santos
Data de entrega limite:
24/02/2018
Aluna: Rafaela Lúcia Teixeira Rocha de Lima
Matrícula: 16212080320
QUESTÕES
- Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F). As características do Saber Popular:
(F) Objetivo
(V) Qualitativo
(F) Homogêneo
(V) Individualizador
- O Telefone Celular é um grande avanço da tecnologia, disponibilizando atualmente inúmeros serviços ao homem. Entretanto a sua utilização exagerada pode trazer sérios problemas de saúde para o indivíduo. Pesquise em sites da internet (com referências bibliográficas) dos prejuízos à saúde humana.
R.: A evolução tecnológica é tão rápida que é algo que chega até a nos assustar. Compramos um aparelho tecnológico hoje, ao findar do dia, e amanhã, ao acordamos, já descobrimos que o aparelho já não é o mais avançado tecnologicamente, pois já foi lançado um que o supera. E, não diferente, é com o telefone celular. Há poucos anos atrás não imaginávamos que hoje teríamos um aparelho em que podemos realizar quase tudo, simplificando nossas atividades diárias, e hoje pensamos como é que fazíamos coisas antes de tamanha tecnologia em nossas mãos e em qualquer lugar.
Mas além dos benefícios, o telefone celular também pode trazer malefícios aos seus usuários, se não o utilizarem corretamente. Desde malefícios físicos até mentais, como a dependência do uso do celular.
O uso exagerado do telefone celular pode trazer problemas interpessoais ao usuário, pois uma vez que este é viciado em mexer no telefone celular, ele pode deixar de dar atenção às pessoas e isolar-se do convívio social da família, amigos, cônjuges, entre outros. Além disso, também há um erro, talvez um dos mais cometidos, que é a postura inadequada ao mexer no celular, pois força-se a cabeça para frente, fazendo com que a pessoa sinta uma rigidez na área do pescoço e também um cansaço exagerado. Este uso, errado, pode acarretar em problemas físicos de saúde como torcicolo e em casos mais graves, pode gerar até hérnias. Além da região da cabeça, outra região prejudicada com o uso exagerado do celular é a mão. Têm pessoas que passam o dia todo mexendo no celular, com o celular na mão, e isto pode acarretar em tendinite não só no pulso como, principalmente, nos dedos.
Fora que também, muito comum entre os adolescentes, o uso do celular para ouvir músicas, em sua maioria em fone de ouvido, pode acarretar no dano a audição dependendo do volume ouvido e da periodicidade deste ato.
Todos estes danos, e muitos outros como o dano a visão, enxaquecas , podem ser evitados com um uso consciente do celular, de forma que não seja excessivo e também tomando os devidos cuidados para não se prejudicar física nem mentalmente.
É interessante destacar também que existe um transtorno chamado Nomofobia que é quando o uso do celular torna-se tão importante que a pessoa sente-se mais feliz com as possibilidades que o celular lhe dá (rede social, fotos, jogos, app...) do que com a vida sem o celular e, quando distante do celular, não consegue interagir e pode até chegar a uma depressão.
https://noticias.r7.com/saude/nomofobia-uso-excessivo-de-celular-pode-levar-a-ansiedade-tremor-e-ate-depressao-19072015
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2017/12/03/interna_ciencia_saude,645067/quais-sao-as-consequencias-do-uso-excessivo-de-celular.shtml
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/11701-uso-do-celular-pode-trazer-prejuizos-a-saude
- A Água é vital para a sobrevivência do homem, mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 70% das doenças infecciosas no mundo são provocadas pelo consumo de água não potável pelo homem. Comente a realidade brasileira no tocante ao saneamento básico.
R.: Saneamento básico, conforme definido pelo Instituto Trata Brasil, é o conjunto de medidas de preservação ou modificação das condições do meio-ambiente, visando à melhoria de vida, a prevenção de doenças, a promoção da saúde, a produtividade do indivíduo e a simplificação da atividade econômica de uma região. Estas medidas são o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico
Hoje, temos no Brasil, um saneamento básico que é um direito da população, como diz a lei de nº 11445/07, mas que ainda não chegou para todos os habitantes. Segundo o Instituto Trata Brasil, chega a 35 milhôes o número de habitantes brasileiros que não têm acesso ao saneamento básico, algo que é extremamente alarmante. Os dados não param por ai e são ainda mais alarmantes: mais de 100 milhôes de pessoas possuem suas casas sem ligação a rede de esgoto e apenas 40% dos esgotos são tratados, ou seja, 60% tem esgoto, mas não é tratado. (https://www.saneamentobasico.com.br/o-saneamento-basico-no-brasil-por-hiram-sartori/)
Apesar de não ser tão falado sobre esse assunto quanto à importância que ele merece, o saneamento básico é extremamente importante para a população, pois ele causa impactos diretos à saúde da população, impactos ao meio-ambiente e também a economia do país. Pouco se fala sobre ele nos telejornais, pouco se vê de investimento do governo para melhoria e ampliação do saneamento básico, tornando-se então algo que algumas pessoas já ouviram falar sobre, mas não têm noção da sua real importância. Vivemos, em nosso país, uma situação alarmante onde, por muitas vezes, o saneamento básico fica para segundo plano, é esquecido pelas autoridades e a população, por desinformação, nem cobra-o.
...