A Educação se Distância
Por: Isabel Cristina Daltro Pereira • 16/6/2021 • Bibliografia • 639 Palavras (3 Páginas) • 108 Visualizações
Relato de experiência
Dados do estudante
Nome: Isabel Cristina Daltro Pereira
Polo: Cuiabá
Relato
a) Descreva aqui, quem são os sujeitos (atores) de seu relato:
Eu, Isabel Cristina Daltro Pereira, Lucila (cuidadora da creche), Lucas (aluno da creche), Pai do Lucas e Mãe do Lucas.
b) Descreva em que momento de sua vida, ou da vida dessas pessoas esse fato aconteceu:
Em 2004 quando eu era voluntária em uma creche filantrópica.
c) Descreva uma situação vivenciada por você (ou por pessoa de sua relação), no mundo do trabalho, que o/a tenha marcado de forma positiva ou negativa .
No ano de 2004 eu era voluntária de meio período em uma creche filantrópica que recebia crianças que a mães deixavam para aos cuidados das funcionárias para que pudessem trabalhar fora.
Havia um aluno chamado Lucas, de 4 anos, e em meu primeiro mês de experiência e observação reparei que se tratava de um aluno muito experto e independente, comia sozinha, tomava banho sozinho e ia ao banheiro sozinho, sem ajuda das funcionárias para seus cuidados diários.
Ocorre que no segundo mês de trabalho, Lucas passou a fazer xixi nas calças, não pedia mais para ir ao banheiro, no banho não se esfregava bem, e derrubava toda comida na mesa quando, parecia que estava voltando a ser um bebê.
Suas atitudes estavam deixando as funcionárias nervosas, pois elas sabiam a capacidade dele de realizar as funções sozinhos, mesmo assim continuava exigindo a atenção delas para ajudá-lo. Somente uma funcionária não se irritava, Lucila.
Passados 15 dias da regressão repentina do Lucas, Lucila o levou à assistente social filiada a creche, ninguém entendeu muito bem o porquê, achávamos que ela deveria leva-lo ao médico pediatra para buscar ajuda, mas ela fez dessa forma e a equipe respeitou.
Após voltar do atendimento, Lucila convocou a mãe de Lucas para conversar, pois a assistente social suspeitou que Lucas estava sofrendo violência sexual, e o possível agressor era seu pai (denúncia que se confirmou posteriormente).
A equipe ficou curiosa pra saber como Lucila havia suspeitado de que o Lucas poderia sofrer violência sexual para levá-lo à assistente social.
Ela nos contou, que nos auges dos seus 46 anos com muitas experiências vividas ela sabia que a regressão da criança é um dos indicativos de que ela sofre algum tipo de violência, física, sexual ou emocional, sinais que ela viu claros em Lucas.
d) Feito o relato, escreva aqui o que você aprendeu com essa situação? Como essa situação te marcou? Quais as consequências dessa experiência? Que lições você tirou?
A minha maior lição foi aprender que o conhecimento pode ser adquirido das mais variadas formas e ensinado por diferentes tipos de pessoas, com mais variados níveis de escolaridade.
Com base nos autores estudados, escolha uma ou mais categorias abaixo para refletir e analisar essa experiência:
- Minha experiência relaciona-se com Trabalho-Educação, pois eu estava em um momento de trabalho no qual a experiência profissional, me educou e acrescentou conhecimento para que eu pudesse agir em situações futuras.
b) Minha experiência relaciona-se com Formação Humana, pois me tornei um ser capaz de criticar conscientemente tais condutas e meu papel para auxiliar os casos futuros.
c) Minha experiência relaciona-se com Omnilateralidade, pois hoje tenho um conhecimento muito mais abrangente do que o fornecido academicamente, a experiência vivida me ajuda a enxergar de outras formas e resolver de outras maneiras condutas futuras, acrescentando ao meu conhecimento cientifico/acadêmico mais bagagem.
...