A Enfermagem Pós Graduação
Por: Ana Souza (Operador de Telemarketing) • 7/3/2021 • Monografia • 4.323 Palavras (18 Páginas) • 134 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CENTRAL DE CURSOS DE EXTENSÃO E
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM ENFERMAGEM INTENSIVA DE ALTA COMPLEXIDADE
ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
Jéssica Ferreira de Barros Casado
Niterói
2021
JÉSSICA FERREIRA DE BARROS CASADO[pic 1]
ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
Artigo apresentado à Central de Cursos de Extensão e Pós-Graduação Lato Sensu como requisito parcial para a conclusão do Curso de Especialização em ENFERMAGEM INTENSIVA DE ALTA COMPLEXIDADE
Professor orientador: Monyque Evelyn dos Santos Silva
Niterói
2021
FICHA DE AVALIAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 2]
CENTRAL DE CURSOS DE EXTENSÃO E
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM ENFERMAGEM INTENSIVA DE ALTA COMPLEXIDADE
Aluno: Jéssica Ferreira de Barros Casado
ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
Artigo apresentado à Central de Cursos de Extensão e Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a conclusão do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade
AVALIAÇÃO
1. CONTEÚDO
Grau: ______
2. FORMA
Grau: ______
3. NOTA FINAL: ______
AVALIADO POR
Profa. Me. Ana Lucia Pazos Dias ___________________________________________
Profa. Dra. Lia Cristina Galvão dos Santos ____________________________________
Profa. Monyqye Evelyn dos Santos Silva _________________________________
Niterói, _____ de ______________ de 2021.
______________________________________
Profa. Dra. Lia Cristina Galvão dos Santos
Profa. Me. Ana Lucia Pazos Dias
Coordenadoras do Curso
RESUMO
[pic 3]
ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
Jéssica Ferreira de Barros Casado; Monyque Evelyn dos Santos Silva
Levantar literatura científica acerca da importância da atuação do enfermeiro em unidades de terapia intensiva. Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, realizada através de artigos encontrados nas bases de dados do SCIELO, LILACs e Biblioteca Virtual de Saúde, onde foram encontrados 16 artigos, dos quais foram selecionados 9 para o desenvolvimento deste trabalho. Observou-se a importância do papel do enfermeiro na unidade de terapia intensiva, ressaltando que o mesmo é responsável por executar um trabalho minucioso para que assim consiga prestar um cuidado apropriado, tendo como resultado final a melhora do estado de saúde do paciente.
Palavras chave: Assistência, Enfermagem, Enfermeiro, UTI.
ABSTRACT
PROFESSIONAL PERFORMANCE OF NURSES IN INTENSIVE CARE UNITS
To raise scientific literature about the importance of nurses' work in intensive care units. This work consists of a bibliographic review, carried out through articles found in the databases of SCIELO, LILACs and Virtual Health Library, where 16 articles were found, of which 9 were selected for the development of this work. It was observed the importance of the nurse's role in the intensive care unit, stressing that he is responsible for performing a thorough job so that he can provide appropriate care, resulting in the improvement of the patient's health status.
Key words: Assistance, ICU, Nursing, Nurse.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho executado nas instituições de saúde, principalmente, nos hospitais, observa-se que o serviço de enfermagem representa um papel fundamental durante todo o processo assistencial voltado ao paciente. No que diz respeito a pacientes que se encontram em estado crítico de saúde, no qual necessitam instalar-se em unidades de terapia intensiva (UTIs) essa assistência dada pelo enfermeiro é vista como algo um tanto quanto complexo e também essencial. As UTIs podem ser vistas como locais que possuem a finalidade de executar o tratamento dos pacientes que são considerados graves ou de alto risco de gravidade, garantindo assim a disposição de recursos e materiais que possibilitem uma vigilância recorrente, além de um atendimento mais rápido e eficiente, cujo objetivo principal é a recuperação plena dos pacientes. De acordo com a ANVISA (2010), define-se como: Centro de Terapia Intensiva (CTI) o agrupamento, numa mesma área física, de mais de uma Unidade de Terapia Intensiva.
De acordo com Dantas (2016), a importância do trabalho da equipe na UTI é algo de caráter imprescindível para que seja de fato efetiva a qualidade voltada para a assistência ao paciente e também para os seus familiares/acompanhantes. Os enfermeiros enfrentam todos os dias inúmeras dificuldades que estão atreladas ao alto grau de complexidade de valor técnico da assistência que é prestada ao usuário, bem como, às exigências impostas e também as cobranças vindas pelos pacientes ou familiares, sem contar as pressões existentes no ambiente hospitalar, muitas vezes vindas através dos trabalhos executados diretamente com os médicos, algumas provenientes da instituição e recursos disponíveis, entre outros.
...