A Entrevista Com a Pedagoga
Por: rubyab22 • 4/9/2021 • Trabalho acadêmico • 640 Palavras (3 Páginas) • 165 Visualizações
Entrevista com a pedagoga
Centro de Ensino Vinho Novo
Para complemento da minha experiência dentro da escola atuando como estagiária na educação infantil. Fiz uma entrevista com a pedagoga da escola Centro de Ensino Vinho Novo, para conhecer melhor sua formação acadêmica, sua visão profissional e o que mudou desde o início de sua jornada na profissão. A pedagoga e diretora da escola chamam-se Elizabeth Aguiar Rodrigues, ela é formada em pedagogia e pós-graduanda em educação infantil e neuropsicopedagogia. Leciona desde os 19 anos de idade, foi funcionária pública através de contrato na SEMED e há apenas há dois anos ela abriu a escola Centro de Ensino Vinho Novo e é diretora e pedagoga da instituição desde então.
Segundo ela o coordenador pedagógico é um profissional dinâmico que orienta o trabalho coletivo e está sempre em busca de alternativas, reunindo ideias, alavancando recursos e sugerindo modos para renovar e inovar a prática escolar, o trabalho do coordenador pedagógico é de suma importância e deve ocorrer de forma organizada, pois ele atua no auxílio direto aos professores na sua prática escolar e faz a mediação entre família e escola fazendo assim seu cargo ser de extrema relevância para a escola. Quando perguntei sobre o que havia mudado entre a expectativa e a realidade ela refletiu e respondeu: “O coordenador muitas das vezes é visto como um ditador de regras, mas a realidade é bem diferente, pois ele tem o papel de transformar a escola em um espaço de formação dos cidadãos, acredito que isso foi o que mais teve impacto pra mim quando comecei a exercer o cargo de coordenadora na escola”. O maior desafio da coordenação pedagógica é gerenciar as dificuldades do dia a dia e ter autonomia para realizar suas funções, além de relacionar-se com diferentes públicos mantendo uma postura profissional independente da situação, organizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo e escolher os materiais necessários para o processo de ensino aprendizagem pensando em todos os aluno e em seus déficits individuais.
A relação com os professores e a pedagoga da escola é ótima, há reciprocidade entre a equipe, e foi o que ela respondeu na entrevista quando perguntei como era a relação com os professores: “Sempre procuro ouvir e guiar os professores estimulando o engajamento com projetos coletivos e individuais, eu costumo manter uma linha direta com todos e me mantenho aberta a ouvir ideias, críticas e opiniões, creio que isso facilite e ajude a equipe a se manter estimulada e produzir de maneira leve e sem pressão”.
Em relação aos recursos didáticos que a escola utiliza são apostilas, livros, projetos políticos pedagógicos da educação infantil, planos anuais, mensais, semanais entre outros. Os meios que a escola utiliza para se comunicar com a família são as agendas escolares dos alunos, reuniões de pais e mestres, um grupo apenas com os pais e a equipe pedagógica no WhatsApp, ligações individuais e conversas formais pessoalmente, quando solicitado. De acordo com a entrevista as maiores carências que você acredita ter na escola participação dos pais e o déficit na freqüência dos alunos, além de prejudicar o aluno em si, ainda deixa um atraso na escola e no planejamento das professoras quem tem q reforçar o conteúdo várias vezes quando o aluno raramente aparece. Para realizar o plano anual ela faz uma distribuição dos conteúdos pela grade de horários, organiza uma definição de turmas, prepara a elaboração do calendário escolar juntamente com o corpo pedagógico da escola, pois o planejamento escolar é a participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, então é organizada uma reunião pedagógica que é muito importante para o planejamento escolar, ambas as professoras trabalham a união da equipe, ideias são demonstradas nestes momentos para realizar atividades teóricas e práticas para sala de aula, mediante a isso os resultados são os planos de ação para resolver os possíveis problemas.
...