Entrevista com uma pedagoga
Por: rosannaana • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 453 Palavras (2 Páginas) • 940 Visualizações
Entrevista á uma Pedagoga.
- A escola em que você leciona trabalha com inclusão? Como você sente a inclusão? O que faria diferente?
Sim, trabalhamos com inclusão... Sinto que é algo importante, inseria o apoio e recursos para lidar com a inclusão na escola!
- De que forma acontece o processo de avaliação da escola? Você concorda? O que faria de diferente?
Por meio de avaliações e provas bimestrais, envolvendo também trabalhos e saraus. Sim! Concordo. Apenas criaria outras formas para avaliar como debates, feiras como feira do livro..
- O que você considera mais importante na avaliação do aluno?
A participação, conta bem mais para mim do que os resultados que os aluno conseguiu atingir.
- No seu ponto de vista o que é a indisciplina? Você já vivenciou a indisciplina comente como foi a situação.
A indisciplina é quando a criança não possui limites por diversos fatores que envie escola e família. Sim, já vivenciei; e foi difícil lidar, não somente com a criança, mas principalmente com a família dela. O trabalho foi de conscientização quanto aos deveres de pais e professores. Conversas, projetos de afetividades, e outros recursos estratégicos foram utilizados para tentar a melhora do aluno. No fim do ano letivo tivemos bons resultados da luta.
- No projeto político pedagógico, os professores são convocados? Você participa? Se sim como são essas participações?
Sim, realizamos o projeto juntos dando opiniões e redigindo tudo.
- O conteúdo das aulas é sistema apostilado, o que você acha disso?
Sim, é apostilado. Acho que da um
Norte para o professor, porém não é tudo. O professor precisa buscar estratégias de trabalho de modo que o compartilhar dos saberes ocorra de maneira prazerosa e verdadeiramente significativa.
- Ao trabalhar com um sistema apostilado você pode complementar? Ou acha desnecessário porque a proposta contida nas apostilas é ampla?
Como disse... Não podemos nos prender apenas a apostila... E preciso ter umecte de opções e trabalhar de maneira diferente.
- Você tem alunos com dificuldade de aprendizagem? A escola propõe algo para esses alunos? O que você faria de diferente? Comente.
Sim, mas infelizmente ainda não temos uma aula de reforço... Tenho proposto isso para a escola.
- Em sua opinião o que é relevante no processo ensino-aprendizagem?
O olhar positivo do professor de maneira que o trabalho com o aluno no processo ensino aprendizagem respeite o tempo e a forma que cada uma adquire o conhecimento... Afinal, cada ser é um ser singular e assim o processo segue-se.
- Em quais aspectos você acha que a relação professor-aluno é necessária?
Em todos os aspectos para que cada uma saiba a sua posição, contudo, avenço o cuidado da parte do professor para que ele venha ser sempre o mediador que serve de ponte firme para o aluno até a aquisição da aprendizagem.
...