A Entrevista Na Psicopedagogia
Por: Carlos Souzae Andréia • 23/5/2020 • Ensaio • 899 Palavras (4 Páginas) • 219 Visualizações
ROTEIRO DE ENTREVISTA:
Nome: Andréia André de Souza
Titulo do projeto de estágio: Metodologias de ensino; dificuldades de ensino e da aprendizagem.
Curso: Pedagogia
Disciplina: Estágio curricular supervisionado I
Nome do orientador: Vania Perla Alves Cozer
- Descreva-me sobre sua formação, em que instituição se formou, há quanto tempo, e atualmente você faz algum curso ou especialização?
R: sou formado em licenciatura plena em educação física, na UNC Curitibanos, conclui no ano de 2015, estou sempre fazendo cursos de aperfeiçoamento na minha área de atuação.
- Por que ser professor? O que te motiva?
R: ser professor vejo que é uma das profissões mais nobres, o que me motiva é o dia a dia com os alunos, o olhar de expectativa em seus olhos, os abraços de carinho, enfim ver a evolução constante do aprendizado.
- Quais as suas experiências profissionais?
R: já estive em projetos como mais educação, já fiz trabalho voluntário em escolinhas de futebol na minha comunidade e hoje estou como diretor da escola.
- Qual tendência pedagógica alicerça sua pratica?
R: de acordo com cada situação surge a tendência adequada, devemos conhecê-las e ter o discernimento para aplicarmos no momento.
- Você encontra algum desafio pessoal na sua profissão?
R: os desafios são diários, prezamos por colocar cidadãos do bem em nossa sociedade enquanto que o exemplo que vem de nossos governantes a nível nacional é de que através de falcatruas que esta sendo movida nossa política e o comando do nosso país, acaba que nossa missão se torna cada dia mais difícil.
- Quais as principais dificuldades você encontra no processo de aprendizagem de modo geral?
- E de maneira especifica quais você aponta no ambiente escolar?
- E em sala de aula?
R: a princípio a dificuldade é a falta de acompanhamento dos estudos por parte de alguns pais, os alunos são desmotivados não conseguem entender a real importância do aprendizado.
R: a- o despreparo de alguns professores, e a falta de incentivo aos mesmos também atrapalha o desenvolvimento dos alunos.
R: b- a dificuldade em sala na maioria dos casos vem associada a falta de estrutura familiar dos alunos, outro agravante encontra-se no processo de inclusão, vemos que ainda não estamos preparados para atender alguns casos mais severos, o que resulta em um transtorno muito grande para o aluno e o restante da turma.
- O que você apontaria como uma possível solução para estas dificuldades?
R: precisamos resgatar alguns valores da família, de pessoas e cultura, precisamos evoluir muito na questão humana.
- Quais dificuldades você encontra no processo de ensino?
R: a principal dificuldade é sem duvida os alunos faltosos, se o aluno estiver dentro da sala sempre vai haver uma maneira de ensinar.
- Qual sua opinião sobre o papel da família na aprendizagem do aluno?
R:o papel da família é primordial, é nítido e comprovado que o aluno que tem acompanhamento da família aprende mais e com mais facilidade.
- Quais medidas você apontaria para melhorar o processo de ensino?
R: maior capacitação dos professores, valorização dos mesmos tanto na parte financeira quanto na sociedade.
ROTEIRO DE ENTREVISTA:
Nome: Andréia André de Souza
Titulo do projeto de estágio: Metodologias de ensino; dificuldades de ensino e da aprendizagem.
Curso: Pedagogia
Disciplina: Estágio curricular supervisionado I
Nome do orientador: Vania Perla Alves Cozer
Descreva-me sobre sua formação, em que instituição se formou, há quanto tempo, e atualmente você faz algum curso ou especialização?
R:primeiramente Magistério em 2005, e em 2009 Pedagogia pela UNIASSELVI, em 2014 Ciências da religião pela UNC. Faço cursos específicos que são ofertados pela rede municipal de ensino.
- Porque ser professor? O que te motiva?
R:admiração pelos professores que tive, sempre me imaginei como professora, e a motivação é o prazer pela troca de aprendizagem entre o aluno e o professor.
- Quais as suas experiências profissionais?
R:minha primeira experiência foi com 17 anos, era um estagio como cuidadora de um aluno autista em colégio particular, eu estava cursando o magistério.
Em 2006 na rede municipal de ensino em escola multisseriada, 2007 na escola municipal Leoniza onde atuo até hoje. Também por dois anos lecionei ensino religioso e filosofia no ensino médio.
- Qual tendência pedagógica alicerça sua pratica?
R:me inspira muito Paulo Freire, uma educação libertadora, formar alunos questionadores, que saibam expressar suas opiniões.
...