A Escola Ideal
Por: danijena • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 471 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
A Escola Ideal [pic 1]
Escola Ideal é aquela que recebe seus alunos carinhosamente, com todas as suas diferenças – culturais, étnicas, físicas, de credo – como se fossem de uma grande família. É onde professores e alunos se respeitam mutuamente, procuram completar-se.
Na Escola Ideal o professor se preocupa com o desenvolvimento pleno das crianças pelas quais é responsável. Procura dar atenção especial a cada uma nas suas necessidades especiais, nas suas incertezas, dúvidas. Na Escola Ideal as crianças se sentem bem, percebem que são acolhidas, respeitadas e incentivadas. Ninguém as menospreza pela sua cor, jeito de falar, jeito de ser diferente. Na escola ideal o diferente faz parte do colorido de uma sociedade ideal.
A Escola Ideal mostra aos seus educandos a complexidade da vida na sociedade, mas mostra também as belezas do mundo em que vivemos. Na Escola Ideal nem tudo é cor-de-rosa, o que seria monótono. Há pedras e espinhos, que fazem parte do crescer, do desenvolvimento de cada um.
Para criar esse ambiente, a Escola Ideal preocupa-se não apenas com as crianças, mas também com os adultos aos quais elas são confiadas. Preocupa-se com o bem-estar dos professores, que têm a tarefa mais pesada: levar saber, educação, vivência, formação ao seu grupo. Preocupa-se com a convivência e colaboração entre este corpo docente, como em uma família. Preocupa-se com os funcionários auxiliares, seja na área da direção, seja nos outros setores que sustentam o bom funcionamento desta grande família: na biblioteca, na cantina, na secretaria, na zeladoria...
Na Escola Ideal reina respeito mútuo, todos têm direitos e deveres: o direito de falar, opinar para o bem de todos, o dever de ouvir, refletir, concordar ou discordar com sabedoria. Na escola ideal se tem objetivos claros dando segurança ao corpo docente e discente.
Na Escola Ideal sabe-se diferenciar o ético da vulgaridade, a honestidade da corrupção, a paz da violência. Na Escola Ideal a civilidade está acima de tudo. O “Bom dia! Como vai?” é sincero, o “Por favor” e “Muito obrigado” são óbvios entre todos os componentes da família. Não se admite desrespeito, ódio, rancor: perdoa-se. Punições são aceitas, com tristeza, mas justiça está sempre em primeiro lugar.
A Escola Ideal parece impossível, utopia, mas existe, sim. É nosso sonho, nossa meta nossa inspiração. A Escola Ideal move cada um, cada uma de nós a não desistirmos desta profissão, que os pessimistas consideram fracassada. Sabemos que nem toda semente lançada cairá em terra fértil, mas sabemos que na nossa Escola Ideal a porcentagem de boa colheita será maior, se afastarmos as pedras e arrancarmos os espinhos, se protegermos as sementes do sol causticante. A Escola Ideal depende de cada um, de cada uma de nós. Ela é possível, ela existe, sim.
Texto recebido de Anneliese Quandt. Contato: annequandt@brturbo.com.br
Texto enviado por e-mail “Jornal Virtual – Gestão da Escola” em 21.10.2008
...