A Evasão Escolar
Por: donizete1101 • 4/11/2016 • Artigo • 659 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
Combatendo e Evasão Escolar, com ética, Responsabilidade e Motivação.
Introdução.
Este projeto tem a finalidade de combater à evasão escolar, foi estruturado com base em um diagnóstico da situação Municipal e Estadual.
Identificando o problema, partiu – se para duas vertentes: uma externa e a outra interna.
- A Frente Externa está centrada na divulgação do projeto e na sensibilização da sociedade com relação ao problema da evasão escolar.
- A Frente Interna, por sua vez, está subdividida em outras duas frentes:
1º Contato direto com aluno evadido ou em processo de evasão, compreender desde a conversa com o próprio aluno em sua escola até o encaminhamento de determinados casos ao Conselho Tutelar e para vara da criança e adolescência.
2º É a reestruturação do curriculum e do conteúdo das disciplinas escolares até as adaptações de alunos para transição da 5ª para o 9ª ano.
Justificativa.
A evasão escolar é um problema complexo e se relaciona com outros importantes temas da pedagogia, como formas de avaliação, reprovação escolar, curriculum e disciplinas escolares. Para combater a evasão escolar, portanto é preciso atacar em duas frentes: - uma de ação imediata que busca resgatar o aluno “evadido”, e a outra de reestruturação interna que implica na discussão e avaliação das diversas questões enumeradas acima, Além disso, em parceria com o poder judiciário, é importante realizar campanha de esclarecimento, mostrando que o estudo formal é um direito da criança e do adolescente e que, o responsável pode, inclusive responder “ Processo de abandono intelectual” quando seus filhos evadem dos bancos escolares. Com os Conselhos Tutelares, é importante realizar projeto de complementação de renda e acompanhamento psicológico. São três as grandes causas a evasão escolar no município: Desestruturação familiar, necessidade de complementação de renda familiar e repetência escolar. O projeto, portanto, ao mesmo tempo que atrai o aluno para a escola, busca combater as causas da evasão. Os gestores do programa de combate a evasão escolar realizam visitas nas escolas, reuniões com professores, visitas nas residências dos alunos com número elevado de faltas, divulgação na mídia dos trabalhos de combate à evasão escolar, contato permanente com o poder judiciário, conselho tutelares. Além disso, definir estratégicas de combate à evasão escolar especificas para escola. Numa outra frente, busca- se tornar a escola mais agradável e atrativa e o curriculum mais próximo das necessidades dos alunos e de suas famílias. O projeto interage com outros programas conduzidos pela própria secretária municipal de Educação, dentre as quais “Tempo de Aprender”, “Intervenção de Educadoras Especiais e Coordenadores do Ensino Fundamental I e II.
OBJETIVO GERAL
O principal objetivo do projeto de combate à evasão escolar é promover o acesso e garantir a permanência dos alunos na escola e termino dos estudos.
Especifico:
- Diminuir a evasão escolar na rede Municipal e Estadual, de ensino.
- Manter as crianças e adolescentes em idade compatível, inseridas no contexto escolar.
- Acompanhar a assiduidade dos alunos.
- Apresentar para os educadores, famílias, adolescentes e crianças, a importância da educação formal, e assim fazer da relação aluno – escola uma relação de amizade e não de obrigação.
- Criar nas famílias o senso de responsabilidade em relação à educação de crianças e adolescentes.
- Formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades.
Metas.
Reduzir a taxa de evasão do Ensino Fundamental em 5%.
Metodologia e Estratégia.
Ampla divulgação desses procedimentos, denominados “OS DEZ MANDAMENTOS DA EVASÃO ESCOLAR”, na escola, sendo de base o fundamental e as informações e o esclarecimento as famílias.
Finalidade.
Este projeto e o combate à evasão escolar, tentar conseguir na sua implementação. Reduzir os índices de evasão escolar em 10% por ano.
...