A FACULDADE ANHANGUERA PORTIFÓLIO INDIVIDUAL
Por: 245189056 • 3/9/2022 • Trabalho acadêmico • 3.204 Palavras (13 Páginas) • 112 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
PORTIFÓLIO INDIVIDUAL
VANUSA MARTINS PILAR FARIAS
Igrejinha
2021
VANUSA MARTINS PILAR FARIAS
PORTIFÓLIO INDIVIDUAL
Trabalho apresentado à Anhanguera como requisito parcial à aprovação no terceiro semestre do Curso de Pedagogia/Licenciatura.
Igrejinha
2021
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório que é material de avaliação na disciplina de atividades interdisciplinares tem por base o lúdico na educação infantil. Por assim sendo, o mesmo visa despertar no professor de educação infantil, com propósito e consciência clara de que suas ações em relação ao crescimento e a aprendizagem infantil não estão apenas ligadas a concepções ,mas as práticas lúdicas vividas dia a dia com seus alunos.
Para a elaboração deste trabalho temos como objetivo ,a importância da ludicidade na educação infantil. Para responder a questão que norteia nosso relatório, buscamos pensar no que o autor defende :citação: O Jogo é um instrumento muito significativo no contexto cultural e biológico é uma atividade livre, alegre que engloba uma significação de grande valor social,oferecendo inúmeras possibilidades educacionais, pois favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade ,participando e questionando os pressupostos das relações sociais tais como postos (kishimoto,1996p26).
Muitas modificações têm sofrido a escola no sentido de proporcionar formas de ensinar, ao contrário daquela em que o aprendizado como conjunto de regras bem ordenadas, tinha na pessoa o único mediador. Essa mudança tem concedido novas metodologias onde o aluno consiga também construir o aprendizado na interação. A inter-relação, o trabalho coletivo, a percepção do outro no jogo da produção do conhecimento tem o papel de facilitar o desenvolvimento da estrutura do pensamento.
Dado que o aprendizado impulsiona o desenvolvimento, portanto a escola tem um papel imprescindível na construção do ser psicológico dos sujeitos que vivem em sociedade escolarizadas. No dia a dia das sala é possível perceber nos alunos alguma dificuldade na aprendizagem, quando este está agregado com as disciplinas escolares do currículo escolar.
Enfim, acreditamos que o lúdico no processo educacional é fundamental, pois o resultado acontece de forma instantânea, a criança aprende alegremente e fixa o conteúdo com muito mais facilidade, pois, os jogos, as brincadeiras são ferramentas primordiais para a aprendizagem e com isso o resultado é uma criança que constrói dentro de si sentimentos capazes de querer se tornar uma pessoa com a necessidade e vontade de vencer os objetivos da vida.
2 Desenvolvimento
Quando nos aludimos ao termo lúdico na educação infantil, logo nos vem à cabeça os jogos e as brincadeiras, uma ocasião em que a criança descontrai, no entanto não deixa de ser um momento em que a criança alcança conhecimento brincando .essa novidade já existe há muito tempo para auxiliar os professores acerca do ensino, com um propósito específico :aprender a aprender. A prática de brincar não era vista com relevância nos tempos passados entre pais e professores.
O ato de brincar deu início a uma nova fase. No transcorrer das últimas décadas, ganhou seu espaço ,principalmente nas escolas. Nossos professores e de nossos filhos falavam para deixar a brincadeira para hora do recreio. No ato de brincar, a criança está fortalecendo a aprendizagem e com ela alcançando o conhecimento.Segundo Vygotsky,citação: aprender não quer dizer desenvolver, porém desenvolver quer dizer aprender, ou seja, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas [Vygotsky,2000,p.118].
O propósito do lúdico na educação é somar cada vez mais com sua importância na prática, pedagógica, viabilizando e facilitando o processo ensino aprendizagem, no processo de alfabetização da criança. citação:Segindo o autor:Na educação de modo geral e principalmente na educação infantil o brincar é um potente veículo de aprendizagem como processo social.
A proposta do lúdico é promover uma alfabetização significativa na prática educacional ,é incorporar o conhecimento através das características do conhecimento ,oralidade ,pensamento e os sentidos [Fantacholi,2011,p.1]. Por meio do contato da criança com o lúdico, ela aprimora a sua capacidade de imaginação para brincar e aprender ,pois de cada brincadeira que a criança participa, ela descobre o seu mundo e adquire conhecimentos ,pois nenhuma brincadeira deve ser visualizada como um simples ´´passatempo´´.
Partindo desse pressuposto Carneiro e Dodge [2007] afirmam que : “Para que a prática da brincadeira se torne uma realidade na escola ,é preciso mudar a visão dos estabelecimentos a respeito dessa ação e a maneira como entendem o currículo. Isso demanda uma transformação que necessita de um corpo docente capacitado e adequadamente instruído para refletir e alterar suas práticas .
Envolve para tanto, uma mudança de postura e disposição para muito trabalho” [2007,p.91]. É imprescindível caracterizar a importância do brincar para o desenvolvimento em todos os âmbitos da educação infantil, sendo valorizado todo o contexto educacional, no qual o lúdico permite desenvolver a linguagem ,as emoções ,os sonhos ,as curiosidades, a auto suficiência do sujeito.
CITAÇÃO : Quase todos os esquemas sensoriais –motores dão lugar a um exercício lúdico. Esses exercícios consistem na repetição de gestos, movimentos simples, com um valor exploratório :nos primeiros anos de vida, o bebê estica e encolhe os braços e pernas, agita as mãos e os dedos tocam os objetos e os sacode, produzindo ruídos ou sons. Esses exercícios têm valor exploratório porque a criança realiza para explorar e exercitar movimentos do próprio corpo, seu ritmo, cadência e desembaraço, ou então para ver o efeito que sua ação vai produzir.
...