A FILOSOFIA COMO CUIDADO DE SI
Por: Jordana Maciel • 7/3/2017 • Dissertação • 304 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
A FILOSOFIA COMO CUIDADO DE SI
O cuidado de si abordado na filosofia é o cuidado da nossa alma, não da alma no sentido religioso, mas sim da nossa mente, nossa inteligência, nosso crescimento interior. É nossa na nossa alma que se encontra a nossa personalidade o nosso verdadeiro eu, e é por meio dela que buscamos a verdade, a excelência e o mais importante a nossa virtude.
O cuidado de si (epiméleia heautôu) está ligado ao preceito délfico “conhece-te a ti mesmo” (gnôthi seautón). De início é fundamental refletir sobre a nossa própria vida e nessa reflexão buscar conhecimento sobre de si, o cuidado de si deve ser o primeiro de todos os cuidados e para isso é preciso se conhecer.
O ser humano é dotado de uma preguiça quando se trata de buscar conhecimento. E o que isso quer dizer? Quer dizer que o homem se acomoda, não tem curiosidade de questionar, de buscar o crescimento intelectual, é mais cômodo esperar pelas coisas já feitas, esperar que os outros resolvam, que os outros questionem o porquê de certas coisas, de certa forma o homem é o único responsável pelo o seu não saber. O homem é um ser pensante e a filosofia incentiva a sempre estar se questionando sobre suas ações próprias e sobre outros os acontecimentos, é preciso que sejamos humildes para assumir a nossa ignorância, assumir que estamos sempre em processo de aprendizado, ou seja nunca sabemos de tudo, somente dessa forma estaremos aptos a buscar cada vez mais conhecimentos. Assumir a própria ignorância é uma forma de se conhecer, pois só através de uma auto avaliação o ser humano é capaz de cuidar de si.
Portanto cuidar de si é uma atitude, é a busca de transformação interior para se alcançar a verdade e dessa modo buscar sua virtude e excelência.
...