A FRUIÇÃO DA POESIA NO COTIDIANO ESCOLAR
Por: Nil Leiroz • 30/11/2022 • Trabalho acadêmico • 3.909 Palavras (16 Páginas) • 86 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
NILCÉIA FERREIRA LEIROZ VIEIRA
A FRUIÇÃO DA POESIA NO COTIDIANO ESCOLAR
FATORES QUE INTERFEREM NO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DA POESIA
RIO PRETO - MG
2022
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
NILCÉIA FERREIRA LEIROZ VIEIRA
A FRUIÇÃO DA POESIA NO COTIDIANO ESCOLAR
FATORES QUE INTERFEREM NO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DA POESIA
Monografia de Conclusão de Curso de Pós-graduação lato sensu em PED – Alfabetização apresentada ao Centro Universitário Barão de Mauá.
Orientador: Profª. Rosemary Conceição dos Santos
RIO PRETO - MG
2022
Dedico este trabalho a todas as minhas colegas que me incentivaram e aos meus alunos que me motivaram a uma busca constante de aprendizado.
AGRADECIMENTO
Agradeço a Deus
Agradeço a minha família
Agradeço aos meus filhos Matheus e Karine
Agradeço a minha sogra Nilza, por sua colaboração para que eu pudesse fazer o curso.
Epígrafe:
Evidentemente, Lobato fora
o precursor de uma nova literatura
destinada às crianças no Brasil,
uma literatura que ainda passaria
por inúmeras transformações,
por uma ditadura militar
e por grandes mudanças na tecnologia e na sociedade
(José Nicolau Gregorin Filho)
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo uma reflexão sobre o estudo e a prática do texto poético no contexto escolar, visando especialmente o desenvolvimento da sensibilidade das crianças, propiciada pela leitura prazerosa de poesias, tendo como parâmetro básico que o ensino/estudo de literatura infantil deve priorizar a possibilidade de o educando divertir-se, comover-se deixar-se fluir esteticamente, onde os aprendizes terão oportunidade de desenvolver seus conhecimentos de forma dinâmica e enriquecida com a estrutura da poesia aplicada em seu cotidiano escolar.
Palavras – chave: literatura infantil, fruição poética, aprendizagem
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................07
1. PRODUZINDO LITERATURA DIRIGIDA AOS APRENDIZES DOS ANOS INICIAIS....................................................................................................................09
1.1 Promovendo a Criatividade e a Descoberta do Novo............................................09
1.2 O Estímulo Esteticamente dos Textos Literários................................................12
2. PROPICIANDO ÀS PRÁTICAS COTIDIANAS DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE POESIA...................................................................................14
2.1 Concretizando o trabalho literário com ideias atuais..........................................16
2.1 Despertando Inúmeras Sensações nos educandos com o Mundo Literário.........17
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................19
REFERÊNCIAS........................................................................................................21
INTRODUÇÃO
Sendo considerada uma proposta de leitura enfocando a poesia, pois a escola é um espaço primordial para o trabalho com bens culturais: a produção literária dirigida em particular ao público dos anos iniciais aproxima assim, os livros infantis e os escolares. O objetivo central da literatura está em promover a criatividade, propiciando a descoberta e a busca do novo. Para o educador como mediador do trabalho didático, é fundamental que os aprendizes sejam orientados através do lúdico, podendo assim, estabelecer intimidades com o mundo literário, o que propiciará aos educandos uma tomada de consciência da realidade que os cercam, para reconhecerem seu lugar no mundo com segurança e nele aprender a agir.
Assim sendo é importante destacar que o principal objetivo deste trabalho não está na construção da base alfabética, mas está em uma dimensão dialógica que didaticamente falando constrói um conjunto de código, de propostas de outra natureza. Apesar dos enfoques estarem relacionados em si e podem ser desenvolvidos simultaneamente, desde que não seja de forma integrada.
A escola constitui-se como espaço adequado para promover o encontro do aluno com o livro que culminará na sua percepção da realidade, a consciência de si própria e do outro; sua leitura de mundo, dinamizando assim, o conhecimento da língua, a memória e o desenvolvimento da oralidade.
Considerando que a escola é um espaço primordial para o trabalho com bens culturais: a produção literária dirigida em particular ao público infantil, aproxima assim, os livros infantis e os escolares. O objetivo central da literatura é promover a criatividade, propiciando a descoberta e a busca do novo.
Para o educador como mediador do trabalho didático, é fundamental que os aprendizes sejam orientados através do lúdico, podendo assim, estabelecer intimidades com o mundo literário, o que propiciará aos educandos uma tomada de consciência da realidade que os cercam, para reconhecerem seu lugar no mundo com segurança e nele aprender a agir.
A escola constitui-se como espaço adequado para promover o encontro da criança com o livro que culminará na sua percepção da realidade, a consciência de si própria e do outro; sua leitura de mundo, dinamizando assim, o conhecimento da língua e o desenvolvimento da oralidade.
A escola, o livro, bem como a literatura infantil está dirigida à formação de um indivíduo. A essência da literatura infantil é a arte, pois a mesma é a representação do mundo, funde-se, então, o real e o imaginário, na possibilidade ou não de se concretizar ideias.
...