A Familia na Escola
Por: julianaescritora • 29/3/2022 • Artigo • 1.514 Palavras (7 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
CURSO DE PEDAGOGIA - EAD
JOSIANE DE JESUS FRANÇA
FAMÍLIA NA ESCOLA
Santo-amaro-ba
2020
JOSIANE DE JESUS FRANÇA
FAMÍLIA NA ESCOLA
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina TCC 1, do Curso de Pedagogia EAD do Centro Universitário Jorge Amado, como requisito de aprovação na disciplina Monografia I – semestre 2020.2
Prof.ª: Ana Paula T de Albuquerque
Santo-Amaro-ba
2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................ 04
1.1. OBJETIVO GERAL........................................................................................05
1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.........................................................................05
2. REVISÃO DE LITERATURA............................................................................06
3. METODOLOGIA.............................................................................................. 08
4. REFERÊNCIAS................................................................................................ 09
Introdução
O presente trabalho procura analisar a relevância do convívio da família juntamente com a instituição de ensino, visto que, esse relacionamento busca o desenvolvimento total do aluno, o que facilita a sua formação e construção de conhecimentos precisos para viver em comunidade. Considera-se a escola é um local tido como o que oferece ao indivíduo educação e aprendizado de forma organizada, dessa maneira, deve considerar sua criação e demonstrar seus princípios através de práticas educacionais.
A família é um conjunto de indivíduos que moram na mesma casa e possuem um vinculo de afetividade ou fraternidade, sendo este biológico ou não. Desta maneira, a importância intensifica na situação atual que população brasileira, onde se depara em meio uma pandemia, na qual as instituições necessitam fechar as portas para não proliferar a transmissão do Coronavírus.
Várias escolas estão exigindo a compreensão das famílias para ajudarem nas tarefas dos alunos, diante desse cenário, vale destacar que nesse período nota-se o quanto a família é importante na participação escolar e no aprendizado dos alunos. Com tudo, os professores estão fazendo de modo distanciado às aulas para não deixar de atender os alunos é que os seus direitos sejam preservados. É preciso preencher e estimular a aprendizagem, com tarefas diferentes e com um planejamento adequado.
Porém, diante das análises, as escolas não possuem embasamento teórico na qual entendam que os educandos são como motivo central, como indivíduos que tem suas vontades e interesses, logo a necessidade é de uma união mútua e contínua entre família e instituição para procurarem o mesmo propósito, em que é a formação do educando. Nesse intuito, o propósito da instituição é o aluno, pois, sua intenção é formá-lo como crítico cidadãos atuantes na comunidade.
A instituição necessita compreender as características da sociedade para determinar como irá buscar essa vontade, com a intenção de possibilitar ao educando o êxito em sua trajetória acadêmica, além de proporcionar outros momentos de vitória na comunidade. E para tanto, a instituição tem organizar seu espaço permitindo a participação da família e da sociedade.
Dessa maneira o artigo procura refletir uma questão: Qual o dever da escola para facilitar a participação da família? A pergunta, a hipótese que será exposta no artigo e descobrir quais as maneiras que a instituição irá sugerir para que essas famílias de seus estudantes colaborem e tenham um bom relacionamento na vida acadêmica das crianças, com isso a instituição compreende que ela tem que oferecer uma trajetória que visa à efetiva participação das pessoas colaborando para sua formação. Isto é, propiciar que as pessoas tenham uma visão crítica no ambiente onde está introduzido, e o alcance ao saber científico revelando seu dever na sociedade.
Objetivo GeraL
Expor a importância da família junto com a escola para a formação do aluno.
1.2.Objetivos ESPECÍFICOS
- Caracterizar a função da escola e da família para construção do conhecimento
- Conceituar família e escola;
- Identificar o papel da escola e da família para construção do conhecimento
- Destacar maneiras para possibilitar a participação da família na escola
- Pesquisar e indicar meios para possibilitar que a família participe ativamente na escola.
- Criar programas de união entre escola e família.
REVISÃO DE BIBLIOGRÁFICA
Na revisão bibliográfica, contata-se que as instituições não possuem embasamento teórico necessário para entender a importância da família participando da vida acadêmica do aluno. A partir desse ponto de vista, destaca-se para incentivar essa participação, é necessário que faça de forma dinâmica, indo além de tomadas de decisões, e sua participação tem que ser guiada na compreensão que todos são responsáveis pela formação do estudante.
Dessa maneira, é necessário unir a escola e a família, conforme Crepaldi (2017), onde garante que a escola é um espaço “de comparação entre os conhecimentos sistêmicos e os conhecimentos do dia-a-dia dos estudantes” (p117). Assim, percebemos que é um espaço que propõe a formação do acadêmico, de forma crítica através da sociedade que esta colocada.
Para os autores Garcia e Mariotini (2017, p 315) as famílias são "aquelas que estão juntas por um vinculo afetivo, e convivente em mesmo local, ele sendo biológico ou não, de forma que a concepção de família para de ser o atual começa a ter uma noção sociológica mais ampla". Sendo assim, compreende-se que a família é uma união de pessoas que tem a suas relações seja afetivamente ou algum parentesco. Deste modo os autores demonstram a importância da presença da família na vida acadêmica de seus filhos, porque é o local onde o aluno adquire conhecimento e conhece as regras, crenças e valores. Vale ainda destacar que, os educandos conquistam valores e aprendizados influenciados de sua família, trazendo para a escola; isto quer dizer que, as influências seguidas, são a preparação das crianças para o mundo. Sendo assim:
...