A Formação A E Profissionalização Docente
Por: Izabel Santosdesantana • 10/4/2024 • Projeto de pesquisa • 3.643 Palavras (15 Páginas) • 47 Visualizações
[pic 1]
A FORMAÇÃO A E PROFISSIONALIZAÇAO DOCENTE
Tema: Formação continuada de professores.
- JUSTIFICATIVA
O artigo tem como objetivo geral identificar, as características da formação e da profissionalização docente no contexto atual.
Caracterizar a relação existente entre a formação e a profissionalização docente
Identificar as características da formação docente por meio da legislação e teóricos;
. Identificar os aspectos relativos à profissionalização docente;
O método escolhido para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa em campo desenvolvida por meio do levantamento, da seleção e da análise do material publicado a respeito do tema. Profissionalização docente
O ser professor, no contexto atual, exige certa ousadia aliada a diferentes saberes. Na era do conhecimento e numa época de mudanças, a questão da formação de professores vem assumindo posição de urgência (PERRENOUD, 2001) nos espaços escolares. Por que a formação continuada dos professores é necessária?
Formação relaciona-se também à ideia de aprendizagem constante no sentido de provocar inovação na construção de novos conhecimentos que darão suporte teórico ao trabalho docente.
- CONTEXTUALIZAÇÃO DE ESTÁGIO
No dia dezoito de setembro de dois mil e vinte três, iniciou-se o estagio de gestão em pedagogia com duração de 39 horas, sendo 24 horas de observação e 15 de regência, no colégio Pedro Kilkerry que foi inaugurado no dia 29/05/2022 em Santo Antônio de Jesus, na rua Manoel Claro sem número Cajueiro representada pala Secretaria de Educação (SME), bairro Cajueiro. O evento contou com a presença do prefeito, Genival Deolino, atual gestor e fundador do vice-prefeito, Careca, diretora Maria Bonfim, a vice diretora Valdirene Souza e a coordenadora Rosana.
A parte estrutural da creche escola conta com: 12 salas, 3.400m² de construção, área verde, 2 refeitórios, parquinho, quadra, biblioteca, sala multimídia, laboratório de ciências, sala do grêmio, vestiários, módulo administrativo e mobiliário escolar de primeira qualidade, tudo isso para atender cerca de 500 crianças do ensino infantil e fundamental. , As salas de aula possuem quadros, A conservação em geral é boa, a escola é relativamente bem equipada para as atividades educacionais, a escola é adaptada para portadores de necessidades especiais.
2.3Caracterização da equipe pedagógica
A equipe gestora é composta por quatro professores graduados em pedagogia com especialização educacional, residem na cidade, carga horaria de quatros horas semanais. A gestão escolar é uma área que envolve os mais diversos públicos. Como: alunos, professores, pais ou responsáveis, e os diversos funcionários que formam o quadro de profissionais necessários para o funcionamento da escola. Todos estes exercem um papel de igual importância dentro das decisões e planejamentos na gestão.
O papel do diretor é coordenar e orientar todos os esforços no sentido de que a escola, como um todo, produza os melhores resultados possíveis de atendimento às necessidades dos educandos, promovendo seu desenvolvimento. Sendo assim, a equipe tem como função principal a gestão da escola. (OLIVEIRA, LIMA E CARVALHO, 2020 p.125)
Já o papel do pedagogo, Libâneo (2004 p.221) afirma que é, planejar, coordenar, gerir, acompanhar e avaliar as atividades pedagógicas didáticas e curriculares da escola e da sala de aula, visando atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens dos alunos. Dentre as atividades do pedagogo, a elaboração do projeto político pedagógico é uma das mais importantes.
.
- OBJETIVOS;
Esses objetivos estão relacionados às três dimensões da formação continuada definidas pela Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada): conhecimento, prática e atitude.
A formação continuada também é uma forma de valorização do profissional e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Plano Nacional de Educação (PNE) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Desenvolver novas competências;
Aperfeiçoar habilidades pedagógicas;
Aprimorar processos de avaliação de aprendizagem;
Acompanhar políticas públicas educacionais.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA
A formação de professores é um tema importante porque os professores são responsáveis por moldar a próxima geração de líderes, pensadores e inovadores. A qualidade da educação que os alunos recebem depende em grande parte da qualidade dos professores que os ensinam. Além disso, a formação de professores é um processo contínuo que deve ser atualizado regularmente para garantir que os professores estejam equipados com as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios em constante mudança do mundo da educação.
A formação continuada de professores para o Banco Mundial baseia-se na formação por competências, um viés comportamental que compreende o treino, a prescrição, a aplicação e as técnicas de ensino e aprendizagem. Por meio do treinamento, os professores, aperfeiçoados tecnicamente para a gestão da sala de aula, instrumentalizariam os estudantes, pelas habilidades e competências necessárias para a inserção no mercado de trabalho, a serem trabalhadores flexíveis, e estes se adaptariam às necessidades do mercado. Com o domínio das habilidades, técnicas e competências, produziriam mais e melhor em qualquer situação. Professores motivados e com habilidades: a lógica do banco. As habilidades fazem parte do módulo vivenciada competição da inserção no sistema de mercado, da nova razão do mundo, a qual se normativa pelo jeito como se vive.
“ O próprio indivíduo acaba por se comportar como se fosse uma empresa, uma empresa de si próprio (Cury, 2017, p. 20-21)
A produção intelectual do banco enfatiza esse jeito de viver as relações no mundo do trabalho, professores são considerados um insumo educacional como tantos outros. Em outro documento, sob a chancela do Banco Mundial, aquele produzido por Popova, Evans e Arancibia (2016, p. 2), os autores afirmam” que os professores Revista Brasileira de Educação v. 25 e250047 2020 Formação continuada de professores — professores excelentes “têm sido considerados os mais importantes determinantes da aprendizagem dos estudantes”.
...