A GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Por: franjesus • 30/8/2022 • Trabalho acadêmico • 533 Palavras (3 Páginas) • 71 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIPLAN
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA
PROFESSOR LERDSON FARIAS
TEMA: GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
TITULO: O Papel de atuação do pedagogo em prática de gestão da educação em ambientes escolares e não escolares.
SITUAÇÃO PROBLEMA
Que dificuldades encontradas pela gestão pedagógica no ambiente escolar e não escolar para o processo de ensino de qualidade.?
OBJETIVO GERAL
Propor o sistema pedagógico consciente nos ambientes escolares e não escolares para melhor desempenho das atividades realizada com os alunos.
OBJETIVO ESPECIFICO
Identificar os processos educacionais no sistema da aprendizagem do aluno.
Observar os desenvolvimentos dos modelos educacionais na formação do aluno.
Aplicar recursos financeiros para projetos educacionais.
JUSTIFICATIVA
Sabemos que a gestão hoje muito importante para o grande processo de ensino, a metodologia aplicada com sabedoria e harmonia entre os gestores faz com que o processo de ensino seja rápido e prático compreendendo assim as necessidades de políticas publicas nós ambientes escolares e não escolares para melhor desenvolvimento e transformação de ensino e aprendizagem com práticas e ações voltada para relações interdisciplinar com uma boa organização a formação de qualquer sociedade e abre caminhos para a ampliação da cidadania de um povo.
Os resultados da pesquisa evidenciaram que a atuação dos pedagogos dentro da organização governamental e não governamentais se dá especialmente no trabalho voltado para a formação social dos educandos, visando se desenvolvimento como ser humano, o que contribui para conciliar ações educativas com a realidade vivida.
EMBASAMENTO TEORICO
A atuação do pedagogo hoje cresce significadamente dentro e fora dos ambientes escolares e não escolares pois esses profissionais tem capacidades de media e facilita aprendizagem independente do ambiente que está inserido, hoje o pedagogo pode atuar em várias áreas de conhecimento nos sistemas macro,intermediátio ou micro de ensino (Gestores,Supervisores,Administradores,Planejadores de políticas educacionais). É um mediador de ações e prática de ensino educacionais segundo Libâneo et al. (Educação Escolar: políticas, estrutura e organização, 2007, p. 315):
(...) seus objetivos dirigem-se para a educação e a formação de pessoas; seu processo de trabalho tem uma natureza eminentemente interativa, com forte presença das relações interpessoais; o desempenho das práticas educativas implica uma ação coletiva de profissionais; o grupo de profissionais tem níveis muito semelhantes de qualificação, perdendo relevância as relações hierárquicas; os resultados do processo educativo são de natureza muito mais qualitativa que quantitativa; os alunos são ao mesmo tempo, usuários de um serviço e membros da organização escolar.
A educação é um estímulo e uma descoberta de talentos faz com que todos busquem uma renovação e a organização na sua vida social onde os resultados são positivos, é necessário que haja gestores capacitados pois é um pilar muito importante, é gerenciador de processos escolares. O objetivo é aplicar os princípios e estratégias essencial para ampliar a eficácia de processos de dentro da instituição promovendo assim a melhoria de ensino ofertado. Heloísa Lück, diretora educacional do Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado (Cedhap), em Curitiba, e consultora do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), vai além. Ela defende o estímulo à gestão compartilhada em diferentes âmbitos da organização escolar. Onde isso ocorre, diz ela, nasce um ambiente favorável ao trabalho educacional, que valoriza os diferentes talentos e faz com que todos compreendam seu papel na organização e assumam novas responsabilidades.
...