A GESTÃO ESCOLAR
Por: lh50 • 16/10/2015 • Seminário • 1.279 Palavras (6 Páginas) • 254 Visualizações
As áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos: as práticas de gestão técnica-administrativas e pedagógico-curriculares.
Todas as pessoas que atuam na organização desempenham papeis educativos, porque o que acontece na escola diz respeito tanto aos aspectos intelectuais como aos aspectos físicos, em ocorrem na vivencia cotidiana com a família, nas relações com colegas, no ambiente escolar. Sociais, afetivos, morais e estéticos. A aprendizagem também, muita aspecto do desenvolvimento moral e social dos alunos dependem da interiorização de normas e princípios, aprendidos socialmente, em contextos de interação social.
Importa, pois considerar instâncias educativas não apenas as salas de aula, os laboratórios, mas também os estilos e práticas de gestão, a entrada e saída das salas, o recreio, o atendimento na secretaria, o serviço de merenda, as práticas esportivas, as relações entre serventes e alunos, a higiene e asseio dos banheiros. As práticas de gestão dizem respeito às ações de natureza técnico-administrativa e pedagógico-curricular.
Ações de natureza técnico-administrativa
A legislação escolar e as normas administrativas; os recursos físicos, matérias, didáticos e financeiros, a direção e administração, incluindo as rotinas administrativas, a secretaria escolar.
A leis e regulamentos oficiais constituem matéria de conhecimento que a escola e sua equipe ignorar. Os profissionais da instituição precisam ter a disposição à legislação escolar, as normas e disposições administrativas que vem das instancias do sistema escolar. Tais documentos devem ser informados sistematicamente a equipe escolar. Seria útil que a escola dispusesse de síntese atualizada das informações jurídicas e administrativas referentes aos assuntos principais e mais problemáticos da gestão escolar, como: vida funcional de funcionários e professores; regime interno; diretrizes e normas pedagógicas para questão específicas relacionadas com currículo, planos de trabalho, controles financeiros; etc. Para isso, a escola poder ter um setor específico de informação e documentos.
Os recursos físicos, materiais, didáticos e financeiros.
Esses aspectos, também chamados de infraestrutura, envolvem o edifício escolar, as instalações, as salas de direção e coordenação, os laboratórios, a biblioteca, matérias, mobiliária e equipamentos necessários, matérias de didáticos (mapas, vídeos, projetos etc).
O edifício e suas instalações são fatores sumamente importantes para o êxito do trabalho escolar. A construção tem que ser adequada aos objetivos escolares: pátio de circulação e recreação. Bebedouros, espaço de ajardinamento, área coberta, salas para a secretaria, para a direção e para a coordenação pedagógica, sala de reuniões de professores, sala de aula com boa iluminação e arejamento e com tamanho proporcional aos números de alunos (12m² por aluno), banheiros, biblioteca, laboratórios, quadras de esporte, cozinha etc. O mobiliário e o material didático devem ser adequados e suficientes, para assegurar aos alunos serviço administrativos e pedagógicos e aos professores as condições necessárias de desenvolvimento do trabalho e garantir a qualidade do ensino. Os planos financeiros envolvem o orçamento, que prevê as receitas e as despesas. A previsão das despesas da escola, em muitos casos, pode ser discutida pela equipe escolar por ocasião da formulação do projeto pedagógico-curricular.
A direção e a administração, as rotinas organizacionais e administrativas.
O funcionamento da dependem de boa direção e de escola, sobretudo, a qualidade da aprendizagem dos alunos dependem de boa direção e de formas democráticas e eficazes de gestão do trabalho escolar. E preciso deixar claro que a direção e a administração da escola são meios para garantir os objetivos educacionais.
A secretaria escolar e os serviços gerais
Os serviços de secretaria referem-se a várias atividades.
*Recepção de pais alunos, professores, visitantes;
*Assistência administrativa a direção e a coordenação pedagógica ;
* Comunicação e informações a alunos e professores;
*Atendimentos de rotinas administrativas referentes aos funcionamentos pedagógico da escola.
* Gestão do patrimônio e das finanças ;
* registro, guarda e expedição de documentos escolar dos alunos;
* Serviços de impressão e cópias;
* Controle de correspondência e comunicação por telefone e internet.
Esta lista mostra que há funções de recepção e de contato com as pessoas e atribuições administrativas propriamente ditas, sempre a serviço da atividade educativa da escola. A secretaria costuma ser o lugar procurado, em primeira lugar, para pedir informação, para falar com o diretor, para resolver problemas, para contatar a família, para tratar de questões administrativas, portanto requer do pessoal que aí trabalha atitudes de atenção, respeito e sensibilidade, criando um clima favorável para a resolução dos problemas que motivaram a presença da pessoa na secretaria ou na sala do diretor.
Os serviços gerais incluem as atividades desenvolvidas por serventes, inspetores de alunos, merendeiras, porteiros e vigias, a direção da escola precisa cuidar desse setor, não só exigindo serviços de qualidade, mas também discutindo sobre o trabalho a ser feito e introduzindo modalidades de formação continua, para que os funcionários se conscientizem de que são integrantes da equipe escolar e seu trabalho também contribui para a formação dos alunos.
Ações de natureza pedagógico-curricular
Essas ações dizem respeito à gestão do projeto pedagógico-curricular, do currículo, do ensino, do desenvolvimento profissional e da avaliação, ou seja, à gestão dos próprios elementos que constituem a natureza da atividade escolar, a responsabilidade direta sobre as ações e da direção e da coordenação pedagógica.
...