A Gestão Escolar
Por: Marcia Araujo • 27/4/2020 • Trabalho acadêmico • 570 Palavras (3 Páginas) • 435 Visualizações
1)O que significa o termo descentralização administrativa?
R: Tirar o poder da mão de uma única pessoa e dividir a tomada de decisões com os demais elementos que compõe a gestão escolar.
2) O que você entendeu por fluidez hierárquica?
R:A fluidez hierárquica tem como consequência natural a descentralização administrativa, sendo assim o gestor quando dividi essa decisão com seus liderados, ele naturalmente estará ouvindo mais as pessoas nas quais ele atua, atendendo melhor as necessidades desses profissionais.
3)Fale-me sobre a Hierarquia Reverencial? R:Hirerarquia Reverencial é reverenciar o conhecimento das pessoas, a quais compartilhamos a gestão da administração, um exemplo disso e permitir mais que as pessoas participe das tomadas de decisões, podendo contribuir com seus próprios conhecimentos.
4) O vem a ser uma gestão compartilhada?
R:A gestão compartilhada é caracterizada pela ênfase na participação de todos os membros da comunidade acadêmica na tomada de decisões, como o envolvimento consciente e integrado nas atividades que vão permitir o processo escola.
5) Quais são os elementos que formam a equipe gestora da escola?
R:Diretor, Vice Diretor, Supervisor (Especialista)e Orientador.
6) O que é imprescindível haver entre este grupo de pessoas para que a gestão seja reconhecida e respeitada pela comunidade escolar?
R:E importante que esse grupo de gestores fale a mesma linguagem compartilhada dentro de suas decisões, seria importante que todos tenha harmonia e um diálogo.
7) Qual é a função do supervisor pedagógico?
R: Auxilia os professores na melhor estratégia, garantindo um processo de ensino aprendizagem melhor.
8) E do orientador educacional?
R:O Orientador possui uma enorme responsabilidade, tendo que ajudar no processo de planejamento do currículo escolar, auxiliando professores no seu dia a dia de suas funções e estar sempre atento a necessidades e dificuldades de seus alunos.
9) Quando é que o gestor escolar assume, às vezes, a função de supervisor pedagógico? E a de orientador educacional?
R:O gestor assume quando se preocupa com a consciência pedagógica da escola. Já o orientador educacional e quando ele preocupa em articular orientações ou seja, quando ele procura trabalhar com as diferenças que a escola tem.
10) Fale da importância da boa relação entre o orientador, o professor, o aluno e a família.
R:A função da escola surge, nas necessidades de acompanhamento dos alunos , o professor deixa de ser o dono da verdade, do conhecimento e passa a ser um amigo, essas necessidades encontrasse em diferentes realidades social em famílias mais distintas. Muitas das vezes, o professor não está preparado para auxiliar se aluno com necessidades ai que surge o orientador educacional que irá ajudar no acompanhamento , mas não so nos problemas surge , mais também acima de tudo ajudando e colaborando para que exista uma relação mais próxima entre a família o aluno e a escola . Sendo assim, os pais são convidados para o aprendizado dos filhos tantos nas reuniões ou eventos na escola.
...