TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão de Pessoas

MBA Executivo ESAMC – Inovação e Empreendedorismo

Prof.ª: Eneide Verçosa Rezende

Aluno: Daywydh Rychard Froes dos Santos

Módulo C: Gestão de Remuneração e Benefícios

Preparação Prévia

Um determinado funcionário decide solicitar ao seu gerente que a empresa o ajude a custear os estudos da faculdade. O gerente consulta o responsável pelo RH, e este informa que, segundo a legislação, uma vez que a empresa não tem política de benefícios dessa espécie estendida a todos os funcionários, esse auxílio poderia ser considerado, por lei, como uma forma indireta de salário. Isso significaria ter que haver recolhimento de encargos. O profissional de RH está certo? Encontre a resposta e comente sua opinião com base na legislação pertinente.

Busque na legislação (CLT – Consolidação das Leis do Trabalhador) e na legislação do INSS o embasamento para sua resposta, e cite o trecho da lei na qual se baseia.

Descreva como remuneração e benefícios são tratados na empresa em que você trabalha ou já trabalhou. Existe política e procedimentos claros?

Isso parte da cultura e acordos gerais estabelecidos já na empresa, que é vinculado a ética organizacional, contudo segundo o portal de notícias EXAME “existem algumas hipóteses que autorizam a diferença no recebimento dos benefícios. São elas: se os outros trabalhadores estiverem exercendo a mesma função há, no mínimo, dois anos a mais que você; se houver diferença de produtividade, ou capacidade técnica entre vocês; ou ainda, no caso da empresa ter quadro de carreira. Além disso, a diferença no recebimento desses benefícios também pode ser autorizada por meio de convenção ou acordo coletivo.”

Conforme dispõe o art. 214, § 9º, XIX, do RPS - Dec. nº 3.048/99, não integra o salário-de-contribuição o valor relativo a plano educacional que vise à educação básica, nos termos do art. 21 da Lei nº 9.394, de 1996, e a cursos de capacitação e qualificação profissionais vinculados às atividades desenvolvidas pela empresa, desde que não seja utilizado em substituição de parcela salarial e que todos os empregados e dirigentes tenham acesso ao mesmo.

O mesmo se aplica, nos termos do § 6º do art. 15 da Lei nº 8.036/90, para efeito de incidência do FGTS.

Já a respeito da última pergunta, creio que ela ficou aberta demais e pouco clara, desculpe professora prefiro questionar na sala para ter o entendimento.

Módulo D: Delegação e Motivação

Descreva 5 fatores que você considera serem estímulos adequados despertar motivos que gerem ações em um colaborador, e explique o porquê de sua abordagem;

O funcionário deve estar motivado para melhor desenvolver seu trabalho.

Ter conhecimento do que está fazendo, para que erros sejam minimizados.

A empresa deve dar certa liberdade, para que ele seja seguro no que está fazendo.

Cuidar do bem-estar do funcionário para que ele possa exercer bem suas tarefas.

Investir em aprendizado e remuneração para que o colaborador seja um ótimo capital humano.

Liste ao menos 5 cuidados que se deve tomar ao delegar uma tarefa a um subordinado.

O primeiro cuidado é saber filtrar as informações para que sejam entregues dados corretos para o colaborador. Pode ser acompanhado ou não por um exemplo ou checklist.

Outro passo importante é saber para qual funcionário essa tarefa será designada, analisando o perfil e competências do mesmo.

Para que a tarefa seja bem desenvolvida é bom acompanhar o funcionário.

Outros pontos devem ser levados em conta, como por exemplo: Não delegue as tarefas ruins, preservando as boas para si mesmo. Divida o poder com os subordinados. Conheça bem os subordinados. Caso delegue tarefas que não constem da rotina de trabalho do subordinado, explique a ele muito bem o porquê. Delegue tarefas, de forma equilibrada, entre todos os subordinados. Acompanhe o trabalho para ter certeza de que foi executado adequadamente, mas tome cuidado para não “supersupervisionar”. Delegue somente o que tiver segurança de que o subordinado é capaz de realizar. Todos devem saber a responsabilidade definida para cada um. Delegue de maneira que o subordinado receba instruções somente de uma pessoa e preste contas somente a ela. Defenda seu subordinado quando a autoridade que você atribuiu a ele for questionada.

Módulo E: Benefícios e Avaliação de Desempenho

Preparação Prévia

Analise os conceitos fundamentais da avaliação 360° e indique os prós e os contras de sua adoção. Proponha formas de superar os pontos negativos dessa forma de avaliação.

A avaliação 360º é uma das melhores aliadas quando o assunto é gestão de pessoas, pois ela considera vários pontos de vista que identificam variados tipos de competências de um profissional e o que ele entrega para a empresa. Ela também tem como papel dar um feedback para a pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com