A HISTORIA DA EDUCAÇÃO
Por: deda_campos • 31/5/2021 • Trabalho acadêmico • 877 Palavras (4 Páginas) • 303 Visualizações
[pic 1]
PCC – FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INFÂNCIA – EEL0002
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
DCF
Aprender: O olhar mais próximo a criança.
Porto Alegre 2021
INTRODUÇÃO
A finalidade deste trabalho será interligar o conteúdo de aula do semestre de Fundamentos teóricos e metodológicos da infância e referências teóricas com o acesso ao site disponibilizado labedu.org.br, refletindo sobre dois dos vastos conteúdos abordados no site.
DESENVOLVIMENTO
Com o objetivo de iniciar as reflexões dos conteúdos existentes ao site labedu.org.br, foi possível perceber a imensidão de possibilidades encontradas em seus conteúdos, exemplo deles são: “Toda criança pode aprender”, “Plataformas”, “Projetos”, dentre outros.
O primeiro tópico que será abordado é referente o aplicativo que contem no site chamado “Apprendendo”, ele por sua vez auxilia os pais com brincadeiras e atividades, que são importantes no desenvolvimento de cada estágio da criança, possibilitando a interação dos pais com os filhos e ao mesmo tempo o aprendizado da criança.
Hoje além da escola estabelecer vivências, possibilidades, instigar o lúdico das crianças, a família com este aplicativo pode também trabalhar estes fatores de uma forma que a criança se sinta acolhida e em um ambiente harmonioso de experiências novas.
É sabido que o trabalho e dificuldades do dia a dia veem preocupando os familiares e estes acabam não separando um tempo só para a atenção do filho ou não sabem mais o que fazer ou brincar, dependendo da idade que a criança já esteja. Desta forma este aplicativo pode ser visto como um recurso de muito utilidade.
No material de aula consta os períodos de aprendizado que são: O motor, sensorial, socio emocional e linguístico, sendo um período essencial da infância e o aplicativo entra como um dos fatores que podem auxiliar neste processo.
Após estas citações pode-se reunir alguns trechos do livro “Teorias do Desenvolvimento – Conceitos Fundamentais.”, na qual cita conceitos Piagetianos que são:
(Rappaport; Clara Regina,2005, p. 55 e 56)
“[...]tanto o ambiente físico como o social concorrem no sentido de oferecer estímulos e situações que requerem um processo cognitivo para a solução.
Entre os estímulos sociais estão os comportamentos, tarefas conceitos, etc, que são ensinados pelas pessoas da cultura através dos processos que costumamos chamar de aprendizagem social[...]comportamentos, atitudes e conhecimentos que a criança adquire do contato humano constante e contínuo.
Exemplificando: o desempenho linguístico da criança vai depender, além dos aspectos de maturação orgânica, do grau de estimulação verbal e social que a criança vier a receber. Assim, numa família onde os vários membros têm uma linguagem elaborada e consideram importante a capacidade de expressão verbal, a criança terá maior probabilidade de desenvolver um repertório verbal amplo e complexo do que se vivesse numa família onde a linguagem habitualmente utilizada pelos adultos é pobre, concreta e reduzida.”
O próximo tema a ser abordado é referente ao tema: “Toda criança pode aprender”, e deve ser muito refletida esta questão, não deixando que o senso comum interaja em nosso crescente desenvolvimento, devemos ver um mundo de possibilidades e perceber que estamos certados de vastas ferramentas para que todos possam aprender.
Todas crianças tem a possibilidade de aprender, cada uma em seu tempo e conforme citação do livro, cada uma tem um contexto de vida, estimulações mais ou menos em seu ambiente externo e outros fatores que influenciam no aprender, porém não fazem dele impossível.
...