A HISTORIA DO CURRÍCULO
Por: DRYKA2017 • 14/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.917 Palavras (8 Páginas) • 211 Visualizações
HISTORIA DO CURRICULO
PENSANDO CURRICULO COMO ALGO A SER ESTUDADO, A PARTIR DO MOMENTO QUE A ESCOLA PASSOU A SER POPULARIZADA, POIS PASSAMOS A PRECISAR NOS PREOCUPAR COM O QUE IRIAMOS ENSINAR E COMO.
PORQUE ANTES NÃO ERA UMA PREOCUPAÇÃO?
POIS AS AULAS ERAM DADAS DE FORMA PARTICULAR E SEMPRE DERECIONADA. POR EXEMPLO OS SEMINARIOS PARA PADRE OU CONVENTO, OS ALUNOS IRIAM ESTUDAR O QUE O GRUPO DE RELIGIOSOS DAQUELE SEMINÁRIO CONSIDERAVA IMPORTANTE PARA FORMAÇÃO DE UM PADRE, PASTOR OU FRERA E ETC.
MAS QUANDO O ESTADO NAÇÃO COMEÇA OFERECER ESCOLA PARA POPULAÇÃO COMO UMA FORMA DE ATENDER AS DEMANDAS NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL QUE ERA CRIAR UMA POPULAÇÃO MAIOR QUE PUDESSE TRABALHAR QUE TIVESSE APTA E QUE TIVESSE CONHECIMENTOS PREVIOS QUE AJUDASSE A SER UM BOM TRABALHADOR PASSA SE PRECISAR PENSAR O QUE QUE É SER UM BOM TRABALHADOR E QUE PRECISA-SE ENSINAR A ESSE BOM TRABALHADOR. ESSA FOI A PRIMEIRA ABORDAGEM NO PENSAMENTO DOS ESTUDOS CURRICULARES.
INCLUIVE ESSAS PRIMEIRAS ABORDAGEM E AS PRIMEIRA PUBLICAÇÃO NA AREA, ESTÃO MUITO LIGADA A ESTUDOS TECNICISTA E SÃOS ESTUDOS QUE PESAM A ESCOLA COM FABRICA, POR ISSO É MUITO COMUM TEMOS ESSA ANALOGIA DA ESCOLA COMO FABRICA .
OS PRIMEIROS ESTUDOS CURRICULARES PENSAVAM O ESTUDANTE ENTRANDO COMO UMA TÁBULA RASA OU UMA FOLHA EM BRANCO QUE IRIA PASSAR PELA ESCOLA COMO UMA FABRICA OU UMA IMPRESSORA, ONDE SAIRIA DO OUTRO LADO COM O QUE SE DESEJA ESCRITO NELE OU MARCADO NELE PRA SER "ULTIL" A SOCIEDADE.
O QUE É CURRICULO?
QUANDO FALAMOS SOBRE O QUE É CURRICULO , NÓS ESTAMOS QUERENDO UMA EXPLICAÇÃO PRA UM NOME, GERALMENTE NÓS PRODUZIMOS ALGO E NOMEAMOS ELE. NOS ESTUDO CURRICULARES O QUE NOS ESTAMOS DIZENDO É AO CONTRÁRIO, NÓS NOMEAMOS, ESTABELECEMOS DIRETRIZES POLITICAS E IDEOLOGICAS E APARTIR DISSO NOS PRODUZIMOS ALGO, QUE É O CURRICULO.
QUANDO UMA ESCOLA DETERMINA QUE ELA QUER EDUCAR OS ALUNOS PRA SEGUIR DETERMINADOS PADRÕES ETICOS, MORAIS QUE ELA ESTÁ COMPROMETIDA COM A ERRADICAÇÃO DO RACISMO NO BRASIL QUE ELA ESTÁ COMPROMETIDA COM O OBJETIVO QUE NENHUM DOS SEUS ALUNOS HOMENS SEJAM FUTUROS ESTRUPADORES, A ESCOLA VAI FAZER RECORTES DE CONTEUDOS, VAI ABORDAS OS TEMAS DE DETERMINADA FORMA, OS PROFESSORES VÃO USAR DETERMINADOS VOCABULARIOS, AS ATIVIDADES FEITAS SERÃO PROPOSTAS DE DETERMINADA FORMA QUE VAI PRODUZIR UMA REDE DE CONHECIMENTOS PARA ALCANÇAR ESSES OBJETIVOS, ENTÃO ENTENDE-SE QUE AS QUESTÕES ETICAS, POLITICAS E ESTETICAS TOMADA SÃO ANTERIORES AO CURRICULO, PORQUE O CURRICULOP É CONSEQUENCIA DESSAS DECISÕES.
NUMA FORMA MAIS PRATICA O TOMAS TADEU NOS DIZ QUE QUE CURRICULO É O QUE:
O QUE SE ENSINA, O QUE SE FAZ, O QUE SE FALA, O QUE SE VIVE NA ESCOLA.
A PERGUNTA PRA DEFINIR CURRICULO É: O QUE? O QUE NOS ESTAMOS FAZENDO NA EDUCAÇÃO, O QUE TEM DEFINIDO NOSSO COTIDIANO NAS ESCOLAS, O QUE TEM DEFINIDO OS NOSSOS TRABALHOS COM OS NOSSOS ESTUDANTES.
O QUE ESTUDAMOS NOS ESTUDOS CURRICULARES?
SE CURRICULO É O "QUE?" NOS ESTUDOS CURRICULARES NOS ESTAMOS ESTUDANDO COMO NOS DEFINIMOS O QUE E COMO ESSE "O QUE" QUE NOS DEFINIMOS REVERBERA NOS COTIDIANO DAS ESCOLAS DOS SUJEITOS DAS ESCOLAS E DA SOCIEDADE. eXEMPLO: DURANTE MUITO TEMPO, CONFORME O TEXTO DE CARLOS EDUCARDO FERRAÇO, PRODUZIU-SE NOS COTIDIANOS ESCOLARES CONHECIMENTOS QUJE DIZIAM QUE DETERMINADOS GRUPOS ETNICO-RACIAIS ERAM INFERIORES A OUTROS OU QUE POR EXEMPLO UMA PESSOA QUE TINHA O DEDÃO DO PÉ DE DETERMINADO FORMATO ELA TERIA DETERMINADAS CARACTERISTICAS SOCIAIS QUE ERAM ACEITAVEIS OU NÃO, ESSE TIPO DE CONHECIMENTO PRODUZIDO E REPRODUZIDO NOS CURRICULO ESCOLARES GERA EFEITO SOCIAIS QUE VÃO BATER EM PRATICAS PRECONCEITUOSAS E EXCLUDENTES DE SUJEITOS, OU SEJA, QUANDO NOS VAMOS ESTUDAR O RECORTE HISTORICO DE ESTUDOS CURRICULOS, VAMOS ESTUDAR AS IDEOLOGIAS E AS PRATICAS POLITICAS PRECONCEITUOSAS QUE ESTAVAM SENDO USADAS COMO REFERENCIA NAS DECISÕES TOMADAS NOS CONTEUDOS A FORMA COM QUE ESSES CONTEUDOS ERAM APLICADAS E COMO ISSO INFLUENCIAVA NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS NESSES ESPAÇOS E QUAIS SABERES FORMA RESULTANTES DISSO E COMO ESSES SABERES IRIAM INFLUENCIAR OS COTIDIANOS DA SOCIEDADE CORROBORANDO COM OS PRECONCEITOS E AS EXCUSÕES JÁ EXISTENTE OU COMBATENDO.
ENTÃO O QUE NOS ESTUDAMOS NOS ESTUDOS CURRICULARES É:
COMO AS REDES DE CONHECIMENTOS SÃO TECIDAS NAS ESCOLAS E QUAIS SUAS REVERBERAÇÕES NAS RELAÇÕES DE PODER.
O QUE SÃO TEORIAS CURRICULARES?
O DISCURSO E PRESSUPOSTOS QUE GUIAM E DELIMITAM NOSSAS PRATICAS EDUCACIONAIS SÃO FATORES DETERMINATES DE CONTEUDOS RELAÇÕES ESTABELECIDAS, SILENCIAMENTO, VISIBILIZAÇÃO, E RECORTES QUE COMPOE AS REDES DE CONHECIMENTOS TECIDAS NOS CODITIANO ESCOLARES.
AS TEORIAS CURRICULARES SÃO OS DISCURSOS E PRESUPOSTO QUE NÓS USAMOS COMO REFERENCIA PRA TOMAR CADA UMA ESSAS DECISÕES, QUE VÃO REVERBERÁR EM TODAS ESSAS QUESTÕES NOS COTIDIANOS E NOS SABERES QUE ESTAMOS PRIVILEGIANDO NOS GRUPOS SOCIAIS QUE ESTAMOS PREVILEGIANDO NAS NOSSAS PRATICAS EDUCACIONAIS.
QJUANDO FALAMOS SOBRE AS PRIMEIRAS TEORIAS CURRICULARES QUE SE ESTABELECERAM, É PRECISO LEMBRAR QUE NÓS COMECAMOS A PENSAR CURRICULO PENSANDO NA LOGICA DA FABRICA, COMO FUNCIONA A LOGICA DA FABRICA? PENSAMOS NUMA LINHA DE PRODUÇÃO COM VARIAS MAQUINAS, ONDE ENTRAM VARIOS INSUMOS, ONDE VÃO PASSAS NA MESMA QUANTIDADE NA MESMA ORDEM POR DIFERENTES MAQUINAS PRA NO FINAL SAIR UM PRODUTO PRONTO, E ESSE PRODUTO TEM QUE SER EXATAMENTE IGUAL AO OUTRO PRODUTO QUE VEM DEPOIS DELE PENSANDO SEMPRE NUMA UTILIDADE E SE ESSE PRODUTO NÃO FOR EXATAMENTE DA FORMA ESPERADO, EU NÃO FUNCIONAR DE FORMA ESPERADA É CONSIDERADO COMO INUTIL.
QUANDO A LOGICA DA FABRICA É TRAZIDA PRA ESCOLA PASSAMOS AGIR COM AS PESSOAS ASSIM, TODAS AS CRIANÇAS INDEPENDENTE DO SEU GRUPO CULTURAL, DA SUA ORIGEM SOCIAL, DA SUA IDENTIDADE DE GENERO SE SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL, SRRIAM TRATADAS EXATAMENTE DA MESMA FORMA, ENTRARIAM NA ESCOLA NA MESMA SERIE, PASSARIAM PELA MESMA SEQUENCIA SE SERIES E SARIAM COMO UM PRODUTO DA NOSSA SOCIEDADE FORMATADA DE UMA DETERMINADA FORMA.
OS PRIMEIROS ESTUDOS CURRICULARES PENSAVAM JUSTAMENTE EM ESTRATEGIAS PARA QUE ISSO ACONTECESSE E EM ESTRATEGIAS PARA QUE TODOS OS SUJEITOS SAISSEM NA ESCOLA SAISSEM SABENDO A MESMA COISA. SÓ QUE SABER A MESMA COISA É UMA AFIMAÇÃO MUITO ABISTRATA, NA PRATICA SE QUERIA SUJEITOS QUE PENSAGEM DA MESMA FORMA, QUE REAGISSEM DA MESMA FORMA, QUE FOSSE CONTROLAVEIS DA MESMA FORMA E ASSIM POR DIANTE.
...